E-SIC (Serviço Eletrônico de Informação ao Cidadão)

A Cidade - Notícias

quinta-feira, 16 de março de 2017

APÓS MUDANÇAS NO TRÂNSITO, ACIDENTES CAEM PELA METADE EM GUAXUPÉ

APÓS MUDANÇAS NO TRÂNSITO, ACIDENTES CAEM PELA METADE EM GUAXUPÉ

Rua José Augusto Ribeiro do Valle era apontada como uma das mais perigosas
 
A Prefeitura de Guaxupé apresentou nesta semana dados que comprovam a eficácia na alteração de trânsito feita em várias ruas da cidade. A exemplo está a Rua José Augusto Ribeiro do Valle que completa nesta quinta-feira, 16 de março, 01 ano de intervenção. Os números são claros e apontam queda de 50% no registro de acidentes. Em 12 meses antes das alterações, foram registrados 18 acidentes. Em março de 2016 a Prefeitura sinalizou toda a via e construiu rotatórias que obrigam os motoristas a ficarem mais atentos e diminuírem a velocidade nos cruzamentos. Depois disso, apenas 09 acidentes ocorreram, ou seja, 50% a menos.
 
Os dados foram fornecidos pela Polícia Militar que em média registrou 1,5 acidente na Rua José Augusto Ribeiro do Valle antes da Prefeitura realizar as obras que alteraram, especialmente, a velocidade dos veículos. Os pontos críticos eram os cruzamentos entre a Rua Dona Delfina e Escola Municipal Coronel Antonio Costa.
 
Passados 12 meses das obras realizadas, os acidentes caíram pela metade e em alguns meses nada foi registrado sendo: março, abril, maio, agosto e dezembro de 2016 e fevereiro e março de 2017.
 
De acordo com o secretário municipal de obras, Éliton Pereira, mesmo as intervenções não agradando parte da população, fica comprovada a necessidade: “Desde 2013 a Prefeitura tem feito várias obras no trânsito. Seja colocação de mão única, instalação de placas, sinalização horizontal na pista, entre outras ações. Guaxupé não é a mesma cidade de 10, 20 ou 30 anos atrás. Hoje a quantidade de veículos é grande e não podemos ter um trânsito da década de 80, por exemplo, atendendo sem alterações o fluxo de veículos nos dias atuais. A mobilidade urbana é necessária, garantindo a segurança dos motoristas, passageiros e pedestres. Prova disso está a Rua José Augusto Ribeiro do Valle, onde caiu pela metade depois que fizemos algumas alterações nos cruzamentos”, disse o arquiteto.
 
Já o prefeito Jarbinhas disse que embora os números tenham caído pela metade, a Prefeitura trabalhará ainda mais na melhoria do trânsito: “Os números mostram queda, mas a Secretaria de Obras estará trabalhando para que os registros de acidentes caiam ainda mais. O projeto que temos para o trânsito de Guaxupé é amplo. Vai de sua municipalização, implantação de zona azul e melhorias pelos bairros. Determinei que a Divisão de Obras e Engenharia continue os estudos e assim possamos trabalhar o trânsito também dos bairros mais afastados do centro. O motorista tem que ter segurança, assim como o pedestre. Solicitei também que trabalhem as ruas próximas as escolas e creches, proporcionando mais segurança aos nossos alunos”, finalizou.