E-SIC (Serviço Eletrônico de Informação ao Cidadão)

A Cidade - Notícias

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

GUAXUPÉ É REPRESENTADA NO I FÓRUM DE CIDADES DIGITAIS EM VINHEDO

GUAXUPÉ É REPRESENTADA NO I FÓRUM DE CIDADES DIGITAIS EM VINHEDO
Gestores de 40 municípios estiveram presentes no evento
 
Na última quinta-feira, 28, aconteceu na cidade de Vinhedo/SP o I Fórum de Cidades Digitais. Durante o encontro tratou-se assuntos relacionados à informatização dos serviços públicos e formas de atender melhor a população por meio de investimentos nas Tecnologias da Informação e Comunicação através das Prefeituras. O evento, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Vinhedo, reuniu representantes de 40 municípios, interessados em conhecer modelos e soluções visando eficiência de gestão.
 
A redução de custos é um dos principais pontos positivos ao se investir em tecnologia. A integração de sistemas é outro ponto essencial que deve ser observado pelas prefeituras ao se implantar determinada iniciativa, na visão de especialistas no evento.
 
O assessor técnico do Departamento de Inclusão Digital, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Luís Ramos, também observa o potencial das cidades digitais para o desenvolvimento local, fomentando a economia criativa. “Permite que a população se aproprie dessa tecnologia e possa encontrar novas formas, por exemplo, de divulgar seus trabalhos. Essa interação é muito importante, pois também permite a participação da população na gestão e o poder público, por outro lado, tem essa questão principal de eficiência e economia de recursos”, analisa.
 
Para Wesley Lima, diretor do Departamento de Tecnologia e Informação da Prefeitura de Guaxupé que participou do evento, o município teve seu trabalho reconhecido durante o fórum. Guaxupé é uma das poucas cidades no Sul de Minas que está cumprindo com todos os itens para ser reconhecida como Cidade Inteligente – Cidade Digital.
 
Guaxupé já possui os prédios públicos interligados por fibra ótica, monitoramento de vias públicas por câmeras, sistema interligado de Cadastro Único, gestão telefônica, disponibilização de internet gratuita em praças e bairros, gestão de frota de veículos e georreferenciamento com cadastro multifinalitário.