E-SIC (Serviço Eletrônico de Informação ao Cidadão)

A Cidade - Notícias

terça-feira, 3 de outubro de 2017

GUAXUPÉ SEDIA O 130º FÓRUM SUL MINEIRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

GUAXUPÉ SEDIA O 130º FÓRUM SUL MINEIRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Evento trouxe debates sobre a educação de qualidade

 
No dia 28 de setembro, no auditório Elias José do UNIFEG, aconteceu o 130º Fórum Sul Mineiro de Educação Infantil com o tema “A Transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: avanços e desafios”, uma parceria entre a Prefeitura de Guaxupé, por meio da Secretaria de Educação e o UNIFEG, através do Curso de Pedagogia. O evento contou com a participação de 135 profissionais de 24 municípios do Sul de Minas, no qual se estabeleceu um espaço de reflexão e discussão deste momento tão importante na vida escolar da criança.
 
A cerimônia de abertura teve a participação das professoras Juliana Cristina Costa, diretora do Colégio D. Inácio e representante da Reitoria do UNIFEG, da coordenadora do curso de Pedagogia da instituição, professora Marilda Rabelo Ribeiro do Valle e da secretária municipal de educação, professora Sandra Aparecida da Costa, que na oportunidade representou o prefeito Jarbinhas.
 
Sandra destacou a importância do Fórum para a Educação Infantil da nossa região uma vez que a articulação entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental será alcançada na medida em que todos os envolvidos compreenderem as necessidades das infâncias contemporâneas.
 
Em seguida houve uma palestra on-line com a professora Drª Vanessa Ferraz Almeida Neves  da Universidade Federal de Minas Gerais, que se encontra nos Estados Unidos realizando sua pesquisa de pós doc no Universidade de Ohio.
 
Professora Vanessa apresentou sua pesquisa sobre o tema do Fórum, destacando a importância da continuidade entre as etapas de ensino e as especificidades de cada faixa etária.
 
Finalizando o Fórum aconteceu a mesa e plenária de debates com a participação de Érica de Cássia Gonçalves , especialista da Educação da rede municipal de Educação Infantil de Guaxupé; Nilvanda de Rezende Zoldan, especialista da Educação da rede municipal de Ensino Fundamental de Guaxupé e Najla Nasser Prado, coordenadora da Secretaria de Educação de Paraguaçu/MG. As integrantes da mesa relataram suas experiências exitosas com relação a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental e foi aberta a discussão. Os profissionais que participaram do Fórum avaliaram o evento como um momento privilegiado para o debate público das políticas das infâncias.