segunda-feira, 23 de outubro de 2017

AUTORIZADAS AS CONSTRUÇÕES DAS CASAS NO RESIDENCIAL CONQUISTA

Liberação dos lotes foi assinada pelo prefeito Jarbinhas durante  evento

No sábado (21) a Prefeitura de Guaxupé e a EMURB (Empresa Municipal de Urbanização) autorizaram a construção das casas pelos mutuários dos 387 lotes do Residencial Conquista. O evento que contou com aproximadamente 1.000 pessoas, foi marcado por emoção e muita comemoração.

O primeiro ato oficial durante o evento foi a assinatura do Decreto nº1.904/2017 que institui o Programa de Apoio às Famílias do Loteamento de Interesse Social – Residencial Conquista, numa parceria entre Prefeitura, AMOG e EMURB. O programa visa dar agilidade ao processo de aprovação dos projetos de moradia, assim como reduzir os custos com tais projetos. Além disso, caso não haja nenhuma alteração técnica nos projetos, os mesmos serão aprovados em tempo record de 20 dias.

Com um valor de aproximadamente R$190,00 (cento e noventa reais), recolhidos pela AMOG e CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), os mutuários terão direito à cópia do projeto popular devidamente aprovado pela Secretaria Municipal de Obras, alvará para construção, número do imóvel, autorização para ligação de água junto à Copasa e autorização de ligação de energia elétrica junto à Cemig.

“A equipe de engenharia da Prefeitura está disponibilizando 04 plantas que poderão ser escolhidas pelos contemplados com os lotes. Buscamos reduzir o máximo os valores para que consigam construir suas casas. Para se ter ideia, se eles fossem comprar uma planta, seria de aproximadamente R$3 mil, fora as taxas que são recolhidas. Com esse Decreto e escolhendo uma planta que a Prefeitura está oferecendo, ele pagará apenas R$196,00”, disse o prefeito Jarbinhas.

Já o segundo ato oficial durante o evento foi a aprovação da primeira planta e a entrega de toda a documentação. Representando todos os contemplados, Marcos Donizeti Rodrigues, recebeu das mãos do prefeito a planta de sua futura casa: “Fico muito emocionado e feliz de saber que aquilo que sonhei por toda a vida agora vai se tornando realidade. Agradeço a Deus e a todas as pessoas que trabalharam para que este loteamento pudesse sair do papel”, falou Marcos ao receber a documentação e o projeto de sua casa.

Vale lembrar

É importante lembrar que as inscrições para que as pessoas pudessem concorrer aos 387 lotes do Residencial Conquista aconteceu de 09 de setembro de 2013 a 11 de outubro do mesmo ano. Foram 1.586 inscrições, onde 1.366 foram aptas e aprovadas para irem ao sorteio que aconteceu em dezembro de 2013.

Desde então, a Prefeitura juntamente com a EMURB iniciaram as obras de infraestrutura do loteamento que hoje conta com rede de água pluvial, esgoto, água potável, meio fio, rampas de cadeirante e asfaltamento de qualidade.

CEMIG
A Prefeitura de Guaxupé recebeu no dia 07 de agosto um comunicado de obra a cargo e conta da CEMIG. Nele a estatal informa que concluiu os estudos necessários para viabilizar a realização dos serviços de instalação de 104 postes, extensão de rede de média tensão, 06 transformadores, chaveamento e demais modificações na rede existente para o atendimento ao Loteamento Conquista.
No comunicado, a CEMIG informa que toda a obra ficará a seu encargo e que a previsão para execução é de até 720 dias.

Prefeito pede apoio aos vereadores

Diante da situação apresentada pela CEMIG, o prefeito pediu o apoio dos vereadores para que ajudem o Poder Executivo a cobrar da estatal uma agilidade na execução das obras referentes ao posteamento e extensão elétrica. De acordo com Jarbinhas, é inadmissível um loteamento estar pronto e entregue à 387 famílias e ficar impedido de ser habitado por falta de energia elétrica.