segunda-feira, 6 de novembro de 2017

MAPEAMENTO POSSIBILITARÁ PREFEITURA ACOMPANHAR INSERÇÃO DE PESSOAS NO MERCADO DE TRABALHO

Recenseadores visitarão 2.921 famílias na primeira fase

A Prefeitura de Guaxupé, buscando a inserção de pessoas em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho, passará a fazer um diagnóstico com aproximadamente 3 mil famílias. O levantamento, que será realizado através do grupo UNIS, apontará à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social aquelas pessoas que estão fora do mercado e ainda, quando da oferta de cursos profissionalizantes, o cidadão será acompanhado frequentemente até sua inserção no trabalho.

De acordo com Claudinei Vitor, secretário de Desenvolvimento Social, o trabalho será realizado em quatro fases, inicialmente em 2.921 residências: “Estas famílias receberão a visita dos recenseadores que farão a aplicação de uma pesquisa. Através dela teremos um mapeamento real em mãos sobre a situação destas pessoas. Em seguida conseguiremos contratar cursos profissionalizantes e oferecer de forma gratuita a estas pessoas. Mas, talvez a questão relevante é que a pessoa será acompanhada pela Secretaria até que esteja efetivamente contratada em alguma empresa”, explicou.

Ainda segundo o secretário, os eixos de atuação são: identificação e sensibilização de usuários do SUAS (Serviço Único de Assistência Social), o desenvolvimento de habilidades pessoais e orientações sobre o mercado de trabalho.

“É importante que as pessoas recebam os recenseadores e respondam integralmente todo o questionário. Eles estarão devidamente identificados para garantir a segurança. Caso alguém tenha alguma dúvida ou fique com receio de atender o recenseador, poderá imediatamente ligar na Secretaria de Desenvolvimento Social para que possamos acompanhar a situação”, disse Claudinei.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social está localizada na Rua Capitão João Machado, 11, centro, próximo à Catedral. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3559-1078.