quinta-feira, 15 de março de 2018

GUAXUPÉ SEDIA ENCONTRO DE PREFEITOS E VEREADORES DA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS MUNICÍPIOS

Mais de 150 pessoas estiveram presentes no evento

Aconteceu nesta quinta-feira, 15 de março, no Teatro Municipal “Arlete Souza Mendes” um evento da CNM (Confederação Nacional de Municípios) conhecido como “Ação Municipalista”, onde prefeitos, vereadores e equipes de Governo puderam discutir pautas importantes para suas cidades como Fundo de Participação dos Municípios, licitações, improbidade administrativa, Lei Kandir, precatórios, entre outras. O encontro foi organizado em parceria com a AMOG (Associação dos Municípios da Microrregião da Baixa Mogiana), AMEG (Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande), CNM e AMM (Associação Mineira dos Municípios).

Para o coordenador do evento, Angelo Roncalli, é importante a CNM ir de encontro com os prefeitos em suas cidades, estreitando os laços e principalmente, debatendo aquilo que é de interesse de cada cidade e cada região: “A Confederação Nacional de Municípios está com este projeto que visa justamente ir até os prefeitos para conhecer a realidade dos mesmos e assim elaborar uma pauta municipalista que possa ser trabalhada em Brasília junto ao Congresso Nacional.  A CNM é quem representa os Municípios de todo o Brasil na Capital Federal. Cada região que passamos é uma realidade e é isso que precisamos conhecer de perto para dar forças em nossos projetos a nível nacional”, explicou.

Representando a AMEG, esteve o prefeito de Capetinga/MG, Luiz César Guilherme, que também destacou a importância da união dos prefeitos para o sucesso dos trabalhos: “Fico muito feliz em ver essa quantidade de pessoas aqui hoje. Nosso trabalho tem que ser como de uma formiga, que unidas, conseguem desfolhar uma árvore. Se mantivermos unidos, conseguiremos êxito em nossas reivindicações, seja no Governo do Estado ou no Governo Federal. Por isso devemos apoiar e participar de eventos como esse proposto pela CNM”, disse.

Esta é a primeira vez que Guaxupé sedia um encontro deste porte. Para o prefeito de Guaxupé e presidente da AMOG, Jarbas Correa Filho, este é um momento importante para que sejam abordados vários temas, sem bandeiras partidárias, mas, sim, com visão municipalista: “Eu não estou aqui como um prefeito do PSDB. Estou aqui como um prefeito que foi eleito para trabalhar por toda uma população. Por isso não defendo bandeira política, defendo uma bandeira chamada “povo”. Por ele fomos eleitos e é para defender o direito deles, atender seus anseios e necessidade que estamos aqui. Isso é ser municipalista!”, falou Jarbinhas durante a abertura do encontro.

Além das pautas municipalistas, a CNM apresentou também as conquistas referentes a 2017 e falou ainda sobre a XXI Marcha dos Prefeitos que acontecerá em Brasília/DF como forma de pressionar o Governo Federal para o cumprimento de acordos com os Municípios, bem como para  que o mesmo possa acatar as reivindicações apresentadas pelos Governos Municipais.