quinta-feira, 19 de abril de 2018

POLÍCIA FEDERAL E SECRETARIA NACIONAL VIRÃO À REGIÃO TRAÇAR PLANO DE SEGURANÇA

Prefeito Jarbinhas apresentou a demandas de Guaxupé e cidades da AMOG

Nesta semana o prefeito Jarbinhas que também atua como presidente da AMOG (Associação dos Municípios da Microrregião da Baixa Mogiana) esteve em audiência com o Ministro da Segurança Pública, Raul Junggman, agendada pelo Deputado Federal Carlos Melles, a qual contou também com a presença do Deputado Federal Renato Andrade, o Deputado Estadual Antonio Carlos Arantes e o prefeito de São Sebastião do Paraíso, Walker Oliveira para definir algumas medidas iniciais na construção de um Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública para a região do Sul e Sudoeste de Minas.

Os crimes violentos ocorridos nos últimos tempos em nossa região, tais como sequestros e  explosões de caixas eletrônicos que têm preocupado as autoridades políticas e também policiais. De acordo com o Deputado Federal Carlos Melles que intermediou a reunião no Ministério da Segurança Pública, é importante uma atenção especial a estes casos que tem aterrorizado as cidades mineiras: “Em 2017, 40% dos ataques em Minas foram no Sul do estado. É uma ação criminosa que traz enormes prejuízos, abala a população e causa transtornos emocionais aos bancários”, pontuou Melles ao ministro.

Segundo o ministro Junggman, uma equipe da Secretaria Nacional de Segurança será enviada para a região com o objetivo de realizar um diagnóstico, podendo assim, apontar as necessidades para ampliar o sistema público de segurança dos municípios da região.  Em paralelo, uma equipe da Polícia Federal também irá contribuir neste processo, utilizando sua área de inteligência para traçar este planejamento de ação.

Jarbinhas que defendeu junto ao Ministro da Segurança Pública a criação do Consórcio Intermunicipal, falou da importância de se reforçar a segurança na região: “Estamos vendo nossas cidades sendo tomadas por bandidos e clamamos por um apoio do Governo Estadual e Federal. Nossas Prefeituras são limitadas e pouco podem fazer diante disso! Por isso hoje estamos aqui reunidos para traçar as estratégias e com a aprovação e apoio do Ministério da Segurança Pública, criarmos um consórcio onde as cidades do Sul e Sudoeste de Minas. Nosso projeto foi bastante elogiado pelo Ministro Junggman que se dispôs e nos ajudar”, falou o prefeito ao sair da audiência no Ministério da Segurança Pública.

De acordo com o deputado Carlos Melles, a partir deste levantamento, será possível ter em mãos um estudo técnico de alto nível para subsidiar ações permanentes de segurança a região, envolvendo recursos financeiros, técnicos, logísticos e de infraestrutura, oferecendo suporte efetivo e eficiente para as forças de segurança.