quinta-feira, 3 de maio de 2018

GUAXUPÉ CAFÉ FESTIVAL CONTARÁ COM EXPOSIÇÃO DE CAFÉS E ALIMENTOS ARTESANAIS

Interessados poderão se inscrever até o dia 10 de maio

A Prefeitura de Guaxupé tornou público o processo de seleção de cafés artesanais e artesanatos do gênero alimentício a todos os interessados para participarem do Guaxupé Café Festival que acontecerá de 30 de maio a 03 de junho. O Objetivo da exposição será apresentar ao público os cafés e seus produtores, assim como oferecer alimentos artesanais exclusivos para o evento.

De acordo com Marcos Buled, alimentos artesanais são aqueles alimentos produzidos em escalas reduzidas, com ingredientes naturais de primeira linha e podem conter ou não receitas tradicionais de família. Esses produtos geralmente são feitos em casas, não possuindo um local próprio com uma fábrica, por exemplo, e produtor os faz com baixa tecnologia.

“O Alimento artesanal deve ter características tradicionais, culturais ou regionais sendo oriundos de processos de elaboração de alimentos que se transmitem de geração em geração, conforme a tradição cultural, ou que utilizam matérias primas produzidas na região”, explicou.

Já o café artesanal pode ser caracterizado como aquele café que é plantado pelo próprio agricultor, manuseado pessoalmente, colhido por equipes pequenas e sem o uso intensivo de maquinários ou agrotóxicos. Ele ainda pode ser caracterizado pelo processo de seleção, feito manualmente, no processo de torra, que recebe o cuidado de pessoas atentas durante todo o processo, sem dar espaço para procedimentos industrializados.

“Pode-se considerar, ainda, os processos de moagem e da forma de servir o produto, como partes da cadeia que o tornam artesanal, podendo-se exigir que todas essas etapas sejam artesanalmente realizadas, ou apenas algumas delas”, falou Buled.

Os produtores ou artesãos interessados em participar do evento, gratuitamente, com toda a estrutura cedida pela Prefeitura, poderá se inscrever pelo site clicando aqui