quinta-feira, 12 de julho de 2018

ESTADO CONFIRMA QUE DISPONIBILIZARÁ VAGAS PARA INTERNAÇÃO DE ADOLESCENTES INFRATORES EM GUAXUPÉ

Nesta quarta-feira, 11 de julho, o prefeito Jarbinhas esteve juntamente com o juiz da Infância, Dr. Milton Furquim, o promotor da Infância, Dr. Ali Mahmoud Fayez Ayoub, o secretário municipal de Segurança Pública, Major Márcio e o presidente da Câmara de Vereadores, Danilo Martins em audiência com o Secretário de Estado de Defesa Social, Dr. Sérgio Menezes, responsável pela Segurança Pública no Estado de Minas Gerais. Dentre os assuntos abordados, estavam em pauta o alto índice de envolvimento de menores em crimes violentos, a necessidade de vagas para internação destes infratores, o aumento do efetivo dos agentes penitenciários, bem como da Polícia Civil e viaturas para o município.

Durante a reunião, o juiz e o promotor da Infância, apresentaram ao Secretário de Estado a preocupação do grande número de adolescentes que estão envolvidos em ocorrências de crimes violentos em Guaxupé. Ainda segundo as autoridades, o maior problema estava não na ação da polícia civil, militar e tampouco no Judiciário, mas sim na rede ao tentar vagas para que estes menores infratores pudesse cumprir medidas sócio-educativas de internação.

Para o prefeito Jarbinhas, que também conduz os trabalhos do GGIM (Gabinete de Gestão Integrada Municipal), o qual trata periodicamente de assuntos relacionados à Segurança Pública em Guaxupé, é unânime o pedido das autoridades para que o Estado possa disponibilizar vagas para a internação destes menores.

Bastante atencioso e preocupado com a situação em que se passa o município de Guaxupé, o Secretário de Defesa Social, firmou, perante todos que estavam na reunião, o compromisso de disponibilizar as vagas para a Comarca, podendo, assim, o Judiciário determinar o cumprimento das medidas socioeducativas de internação aos infratores.

Durante o encontro foi apresentando ainda o Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Autor de Ato Infracional, em que em um único prédio, atua a Vara Infracional da Infância e Juventude, a Promotoria da Infância e Juventude, a Subsecretaria de Atendimento às Medidas Socioeducativas (SUASE) e as Polícias Militar e Civil em Belo Horizonte, o que foi proposto um estudo para ser implantado também em Guaxupé.