quinta-feira, 26 de julho de 2018

DÍVIDA DO GOVERNO DE MINAS COM A PREFEITURA DE GUAXUPÉ CHEGA PRÓXIMO AOS R$11 MILHÕES

Somente para a Saúde, dívida é mais de R$7 milhões

A Prefeitura de Guaxupé atualizou no início da tarde desta quinta-feira, 26 de julho, a dívida do Governo do Estado ao Município. O valor de R$10.764.006,53 (dez milhões, setecentos e sessenta e quatro mil, seis reais e cinquenta e três centavos) deveria estar nos cofres da Prefeitura sendo destinados às áreas de Saúde, Educação e Assistência Social, mas a falta de repasses do Estado tem dificultado o trabalho nestas áreas, além disso, a grande preocupação da Prefeitura está voltada à folha de pagamento dos profissionais da Educação e serviços essenciais na Saúde, que corre o risco de ser interrompido a qualquer momento.

No mês de junho, o Governo Municipal retirou mais de R$1 milhão de fonte destinada à custear serviços públicos para a população para fechar a folha de pagamento. Segundo a secretária municipal de Finanças, a situação é preocupante: “O Governo do Estado não está pagando o FUNDEB em sua totalidade. Se somarmos os repasses do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Atenção Básica não realizados e os juros, Guaxupé tem aproximadamente R$3 milhões para receber do Governo Estadual. Esse valor deveria estar sendo utilizado para pagamento dos profissionais da Educação e também na reforma de escolas e outros investimentos na área. Estamos tendo que tirar da fonte 100, a qual possui um valor a ser destinado a serviços públicos diversos, para tentar cobrir aquilo que o Estado não está cumprindo com a Educação”, explicou Elaine Ricciardi Cerdeira.

Além da Educação, o Governo do Estado acumula mais de R$7 milhões de dívida na Saúde de Guaxupé. No Social, o Piso de Assistência Social também está afetado com a falta de repasses. No transporte escolar, o Governo Mineiro pagou somente dois meses (janeiro e fevereiro) e a dívida ultrapassa os R$75 mil.

“As dificuldades de administrar uma cidade são inúmeras perante essa irresponsabilidade do Governo de Minas. Não é somente Guaxupé que está sendo penalizada, mas sim todas as cidades do Estado. Isso é um absurdo! Nossa equipe está unida, trabalhando com muita determinação para enfrentar mais este desafio. A cada momento utilizamos de nossa criatividade, buscando fazer mais para o povo, embora os recursos financeiros sejam menos do que o necessário. Não podemos deixar toda uma população padecendo pela falta de serviço público de qualidade. Podem ter certeza que aquilo que estiver ao nosso alcance, será feito!”, finalizou o prefeito Jarbinhas.