segunda-feira, 13 de agosto de 2018

BANDIDOS TENTAM FURTAR CAIXA ELETRÔNICO LOCALIZADO NA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

Autoridades ligadas à Segurança Pública já haviam apontado a insegurança e solicitado o encerramento das atividades no local

Na manhã desta segunda-feira, 13 de agosto, a Prefeitura de Guaxupé, através da Secretaria Municipal de Segurança informou que o posto de atendimento da Caixa Econômica Federal localizado na Secretaria de Educação não ficará mais em funcionamento. Desde fevereiro o GGIM (Gabinete de Gestão Integrada Municipal), o qual trata os assuntos relacionados à segurança do Município, apontou que o local é inadequado para atividades bancária e solicitou à agência o fechamento da mesma naquele endereço. Após insistência do banco em manter o posto para atendimento aos servidores públicos, o mesmo foi surpreendido nesta madrugada com uma tentativa de furto ao caixa. No entanto, a ação dos bandidos não obteve sucesso.

De acordo com Major Márcio Nunes, Secretário Municipal de Segurança e Defesa Social, o posto de atendimento localizado dentro do prédio da Secretaria de Educação era uma grande preocupação às autoridades ligadas à segurança do Município. O assunto havia sido discutido em reunião do GGIM no dia 28 de fevereiro deste ano, após um estudo minucioso da situação. A decisão de solicitar à Caixa Econômica Federal o encerramento das atividades no local foi aprovada por unanimidade pelos membros do Gabinete de Gestão.

Na semana passada a Secretaria de Segurança de Guaxupé reforçou a solicitação à Caixa Econômica e novamente solicitou o encerramento das atividades na Secretaria de Educação a partir de hoje: “Solicitamos à Caixa o encerramento das atividades em fevereiro deste ano. Agora, por ironia do destino, ficou provado que o local não é adequado e nem possui estrutura de segurança para abrigar um posto de atendimento. Prova disso é a tentativa de furto que aconteceu nesta madrugada. Na semana passada o GGIM novamente entrou em contato com a gerência da Caixa em Guaxupé para o encerramento das atividades, o que estava previsto pela agência em acontecer na próxima segunda, dia 20, na Secretaria de Educação, onde fica exclusivamente para atendimento aos servidores públicos.”, explicou Major Márcio.

Ainda segundo o secretário de Segurança e membro do GGIM, o posto de atendimento no interior da Secretaria de Educação era considerado vulnerável pelas autoridades policias: “Em nossa cidade há um estudo e um planejamento de ação da polícia referente aos bancos, tendo em vista a quantidade de ocorrências de explosão aos caixas eletrônicos no Sul de Minas e também nas cidades vizinhas no Estado de São Paulo. Neste posto da Caixa, especificamente, ficou evidente o alto risco que ele trazia ao local, especialmente por estar localizado em uma avenida que facilita bastante a fuga dos ladrões. Agora a atividade está encerrada e não haverá mais riscos ao local”, finalizou.

As policias iniciaram logo nas primeiras horas da manhã de hoje os trabalhos para identificar os bandidos que adentraram ao prédio da Educação, utilizando-se de cordas que foram amarradas ao teto e um maçarico para abrir o caixa eletrônico.