E-SIC (Serviço Eletrônico de Informação ao Cidadão)

A Cidade - Notícias

quinta-feira, 18 de outubro de 2018

PREFEITURA INICIA 1ª FASE DAS OBRAS DE REVITALIZAÇÃO DO COMPLEXO DA MOGIANA

PREFEITURA INICIA 1ª FASE DAS OBRAS DE REVITALIZAÇÃO DO COMPLEXO DA MOGIANA
Restauração do telhado começou na última semana
 
Após apresentar o projeto de revitalização do complexo da Mogiana, a Prefeitura iniciou na última semana as obras da 1ª fase que contempla a restauração completa do telhado de todo o prédio. Orçada em aproximadamente R$400 mil, o recurso utilizado veio do FUMPATRI (Fundo Municipal do Patrimônio Histórico), destinado único e exclusivamente para manutenção e reformas de prédios tombados como patrimônio histórico do Município. A previsão é de que os trabalhos desta 1ª fase sejam executados pelos próximos seis meses.
 
De acordo com Eliton Pereira, Secretário Municipal de Obras, o projeto total de revitalização do Complexo da Mogiana será de R$3,5 milhões e englobará a reforma de toda balaustre, calçamento, construção da Praça da Locomotiva, restauração do telhado e de toda parte de alvenaria do antigo prédio da Mogiana que nos últimos anos abrigou a Secretaria Municipal de Saúde.
 
Durante visita às obras, o prefeito Jarbinhas destacou a importância da preservação do patrimônio público: “Este prédio da Fepasa tem história. Foi por aqui que Guaxupé se desenvolveu. Foi neste prédio que famílias esperavam seus parentes e amigos chegarem a nossa cidade, aqui também que outras pessoas se despediam daqueles que partiam. Portanto, um bem público, especialmente um patrimônio histórico tem que ser bem cuidado e mantido em perfeitas condições para uso da própria população. O antigo prédio da Fepasa se transformará no Complexo da Mogiana, totalmente revitalizado e mantendo as suas características”, disse.
 
As obras de restauração do telhado estão sendo executadas pela empresa Minas Engenharia da cidade de Belo Horizonte/MG. Nos próximos dias uma equipe irá à Santos Dumont/MG para conhecer a locomotiva que será destinada a Guaxupé para ficar em exposição na Praça da Locomotiva que será construída na 2ª fase do projeto.