quinta-feira, 18 de outubro de 2018

PREFEITURA INICIA 1ª FASE DAS OBRAS DE REVITALIZAÇÃO DO COMPLEXO DA MOGIANA

Restauração do telhado começou na última semana

Após apresentar o projeto de revitalização do complexo da Mogiana, a Prefeitura iniciou na última semana as obras da 1ª fase que contempla a restauração completa do telhado de todo o prédio. Orçada em aproximadamente R$400 mil, o recurso utilizado veio do FUMPATRI (Fundo Municipal do Patrimônio Histórico), destinado único e exclusivamente para manutenção e reformas de prédios tombados como patrimônio histórico do Município. A previsão é de que os trabalhos desta 1ª fase sejam executados pelos próximos seis meses.

De acordo com Eliton Pereira, Secretário Municipal de Obras, o projeto total de revitalização do Complexo da Mogiana será de R$3,5 milhões e englobará a reforma de toda balaustre, calçamento, construção da Praça da Locomotiva, restauração do telhado e de toda parte de alvenaria do antigo prédio da Mogiana que nos últimos anos abrigou a Secretaria Municipal de Saúde.

Durante visita às obras, o prefeito Jarbinhas destacou a importância da preservação do patrimônio público: “Este prédio da Fepasa tem história. Foi por aqui que Guaxupé se desenvolveu. Foi neste prédio que famílias esperavam seus parentes e amigos chegarem a nossa cidade, aqui também que outras pessoas se despediam daqueles que partiam. Portanto, um bem público, especialmente um patrimônio histórico tem que ser bem cuidado e mantido em perfeitas condições para uso da própria população. O antigo prédio da Fepasa se transformará no Complexo da Mogiana, totalmente revitalizado e mantendo as suas características”, disse.

As obras de restauração do telhado estão sendo executadas pela empresa Minas Engenharia da cidade de Belo Horizonte/MG. Nos próximos dias uma equipe irá à Santos Dumont/MG para conhecer a locomotiva que será destinada a Guaxupé para ficar em exposição na Praça da Locomotiva que será construída na 2ª fase do projeto.