segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

INICIADA A CONSTRUÇÃO DA USINA DE TRIAGEM E RECICLAGEM EM GUAXUPÉ

Cerca de 70% do lixo será reciclado a partir de 2020

Na manhã do último sábado (15) o prefeito Jarbinhas esteve acompanhado de sua equipe de Governo ligada à Secretaria de Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Obras e Governo e Planejamento para ver de perto o início da construção da Usina de Triagem e Compostagem de Guaxupé. Com previsão de iniciar as atividades em 2020, a usina empregará 40 pessoas e permitirá a reciclagem de 70% do lixo que é descartado pela população. Os outros 30% serão encaminhados para aterro fora do município, garantindo que Guaxupé não tenha mais nenhum quilo de lixo enterrado em seu solo. Atualmente, mais de 31 toneladas são encaminhadas ao aterro sanitário todos os dias.

A gestão da Usina de Triagem e Compostagem será através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente a qual fará cessão da área aos catadores que já estão inscritos e sob acompanhamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

Calcula-se que mais de R$50 mil por mês é perdido no Município pela falta da separação e reciclagem dos resíduos: “Iremos gerar empregos e dar oportunidade aos catadores de transformar lixo em dinheiro. A usina só trará benefícios à cidade, desde suas questões ambientais às sociais com geração de emprego e renda”, comentou Claudinei Vitor, secretário de Desenvolvimento Social.

De acordo com Rafaela Soares, diretora de Meio Ambiente, os benefícios ambientais com a usina serão inúmeros: “Com a operação da usina, Guaxupé conseguirá triar todo o reciclável e parte da matéria orgânica, que significa a diminuição de aproximadamente 70% do resíduo. O que sobrar dessa operação, o chamado rejeito, será encaminhado para disposição em aterro fora do município. Dessa forma Guaxupé não enterrará mais nenhum quilo de lixo e terá inúmeros benefícios ambientais”, disse.

“Estamos concretizando mais um sonho com a construção desta usina em Guaxupé. Posso dizer que estou extremamente feliz por isso. Aqui neste local teremos um barracão de 1.000m² e em seu interior equipamentos modernos. Nossa cidade será a única da região que além da triagem e compostagem, terá uma estação de tratamento de esgoto. Guaxupé será considerada em breve como a cidade lixo zero”, falou o prefeito.

O local destinado à instalação da UTC (Usina de Triagem e Compostagem) fica localizado na Fazenda Macedos, às margens da Rodovia Jamil Nasser, na MG-450 que liga Guaxupé a Tapiratiba.