quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

PREFEITURA INICIA REGULAMENTAÇÃO DE ESTACIONAMENTO DESTINADO AOS IDOSOS E PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS

Condutor estacionado em locais demarcados e sem credenciamento será penalizado

Nesta semana a Prefeitura de Guaxupé, através da DIMUTRAN (Divisão Municipal de Trânsito) iniciou a regulamentação de todas as vagas de estacionamentos destinadas aos portadores de necessidades especiais e idosos. O trânsito, antes pertencente ao Estado, agora é de responsabilidade do Município. O trabalho de regulamentação das vagas que compreende a instalação de placas verticais e pinturas na via pública deverá se estender pelos próximos 90 dias. O condutor que não possuir o credenciamento para fazer uso destas vagas especiais, caso seja flagrado pela Polícia Militar, será multado.

Embora existissem vagas destinadas aos idosos e portadores de necessidades especiais em Guaxupé, as mesmas não eram regulamentadas, segundo explicou o diretor de trânsito, Claudio Cordeiro. Isso porque, deveriam ter não somente a pintura na via (sinalização horizontal), como também a placa de trânsito instalada na vertical, orientando o motorista.

Além disso, o trânsito em Guaxupé pertencia ao Estado. Após um trabalho minucioso, a Prefeitura conseguiu municipalizá-lo e então passa a ser de sua responsabilidade: “Estamos neste momento estruturando a Divisão de Trânsito para que tenhamos agentes de trânsito, de caráter fiscalizador. Hoje ainda quem presta este serviço em Guaxupé é a Polícia Militar que pode autuar qualquer condutor que desrespeite as leis de trânsito”, disse Cláudio.

De acordo com o diretor, embora a Prefeitura levará aproximadamente 90 dias para regulamentar todas as vagas especiais para deficientes físicos e idosos, naquelas que já receberam pintura na via e instalação de placas, caso haja desrespeito pelo condutor não credenciado que insistir em utilizar o local sem possuir o credenciamento conforme do Código de Trânsito Brasileiro, o mesmo será multado e penalizado de acordo com a lei.

Ainda segundo o diretor de trânsito, outras novas vagas de estacionamento serão criadas em Guaxupé de acordo com estudo de viabilidade que vem sendo feito na cidade.

A emissão da credencial para idosos e pessoas com necessidades especiais é feita diretamente na Secretaria Municipal de Segurança localizada no Terminal Rodoviário em Guaxupé. Mais informações pelo telefone 3551-5473.