E-SIC (Serviço Eletrônico de Informação ao Cidadão)

A Cidade - Notícias

quarta-feira, 3 de julho de 2019

GUAXUPÉ ADERE AO “MAIS GENÉTICA” E INICIA INSEMINAÇÕES GRATUITAS EM VACAS LEITEIRAS

GUAXUPÉ ADERE AO “MAIS GENÉTICA” E INICIA INSEMINAÇÕES GRATUITAS EM VACAS LEITEIRAS
Os produtores rurais de Guaxupé, que desenvolvem trabalho na área de bovinocultura leiteira, passaram a ser beneficiados com a realização de inseminação artificial gratuita oferecida pelo Programa “Mais Genética”. Este projeto, que visa o melhoramento genético do gado, tem por finalidade proporcionar o acesso a touros com genética de qualidade, proporcionando maximização da produção leiteira e agregando valor aos seus animais.
 
“Guaxupé aderiu ao “Mais Genética”, um programa de iniciativa do deputado Emidinho Madeira que conta com o apoio da Emater, do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, do Governo de Minas através da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e das associações de municípios como a AMOG. As primeiras inseminações já começaram a acontecer e em breve teremos gado leiteiro com uma genética bastante melhorada, trazendo um rendimento melhor ao produtor”, explicou o prefeito Jarbinhas.
 
Nas ações do ‘Mais Genética’ estão à formação de inseminadores e toda a montagem de uma grande infraestrutura que vai desde a doação de botijões de sêmen, instrumental de inseminação e material genético para nosso município.
 
“Já realizamos 15 inseminações e acreditamos que até o final deste ano outros 100 animais serão inseminados. O produtor interessado deve procurar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente para fazer o cadastro e assim seguir todo o protocolo para que a inseminação possa ser feita e bem sucedida”, explicou Marcelo Pedroza, veterinário da Prefeitura responsável pelos trabalhos.
 
A Secretaria de Desenvolvimento está localizada na Rua Norberto Ribeiro do Valle, 36 – próximo a Catedral. Os atendimentos ao produtor rural pode ser feito também através do telefone 3551-8007.