terça-feira, 16 de novembro de 2021

EQUIPES DA PREFEITURA REALIZAM MANUTENÇÃO DE SINALIZAÇÕES DE TRÂNSITO

Pintura de faixas de pedestres, colocação de placas e redutores de velocidade entre outros estão entre as ações

Equipes da DIMUTRAN (Divisão Municipal de Trânsito) estão realizando a pintura de faixas de pedestres, colocação de placas, redutores de velocidade e outros expedientes para a melhoria do sistema do trânsito municipal. Com uma frota de mais de 35.479 veículos emplacados no munícipio até agosto de 2021, conforme dados consultados no Departamento Nacional de Trânsito – DENATRAN (2021), isto sem contar veículos oriundos de outras cidades, a sinalização das vias públicas ganha grande relevância, haja vista a necessidade de garantir a parada, a circulação e o estacionamento nos diversos tipos de vias existentes, associadas à garantia de fluidez e segurança. “Ações como esta garantem a segurança de motoristas e pedestres. Uma cidade bem sinalizada é uma cidade com trânsito mais seguro”, explicou o Secretário Municipal de Segurança, Márcio Teófilo.
Os trabalhos das equipes acontecem desde às 03:00h da manhã e aos finais de semana, horário de fluxo menor de veículos de maneira a não atrapalhar a fluidez dos veículos. “Estes trabalhos são de extrema importância para motoristas, ciclistas e pedestres. A boa sinalização ajuda o motorista a entender como funciona o trânsito nas vias da cidade, por onde ele pode, ou não, transitar e dá segurança aos pedestres também que podem atravessar nos locais preparados para isto. Até as crianças, quando crescem em uma cidade bem sinalizada, aprendem a fazer a leitura destes símbolos desde cedo, se tornando motoristas melhores e mais conscientes”, ressaltou o Prefeito Dr. Heber.

A DIMUTRAN orienta, ainda, que de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, qualquer cidadão ou entidade civil tem o direito de solicitar, por escrito, aos órgãos ou entidades do Sistema Nacional de Trânsito, sinalização, fiscalização e implantação de equipamentos de segurança, bem como sugerir alterações em normas, legislação e outros assuntos pertinentes ao trânsito. E, para tanto, a solicitação deverá ser realizada, presencialmente, sem custos, na Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social. O pedido será avaliado no prazo máximo de 30 dias pelo setor de engenharia de tráfego e, caso deferido, será providenciada, dentro da programação do setor, a sinalização horizontal e vertical adequadas.

Galeria de fotos 3 foto(s)