quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

Rede Municipal de Ensino de Guaxupé realiza “plantão escolar” durante o mês de janeiro

O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Educação, iniciou no dia 03 de janeiro de 2022, o projeto “Plantão Escolar”. O projeto educativo é mais uma ação em prol da aprendizagem e do bem-estar dos alunos da rede municipal de ensino.
De acordo com a Resolução do Conselho Nacional de Educação nº 2, de 5 de Agosto de 2021, “para o cumprimento dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da Educação Básica, e observando-se que a legislação educacional (LDB, art. 23) e a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), admitem diferentes critérios e formas de organização da trajetória escolar”. Portanto, várias ações educativas já estão sendo planejadas e implementadas pela Secretaria Municipal de Educação para auxiliar as crianças nos seus processos de desenvolvimento e aprendizagem.
O plantão escolar permitirá o desenvolvimento de uma rotina de estudo com os alunos, tornando-os ainda mais confiantes e seguros para iniciar o ano letivo. Não serão aulas, mas sim momentos de estudo e atendimento em pequenos grupos ou individual, com duração específica, nos quais, por meio de atividades lúdicas e prazerosas, serão trabalhadas as necessidades pontuais de cada aluno, identificadas pelos professores regentes e pelos professores envolvidos no projeto.
Inicialmente foram selecionadas quatro escolas de ensino fundamental (1º ao 5º anos), considerando os índices de acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e a participação nas aulas síncronas, durante o período de ensino remoto. Porém este apoio pedagógico terá continuidade durante todo o ano letivo de 2022 e estenderá para as demais escolas, de acordo com as necessidades demandadas.
O projeto está sendo coordenado pela Secretaria Municipal de Educação e pelas equipes gestoras das escolas envolvidas nesta primeira etapa: E. M. Dr. Carlos de Souza Ribeiro, E. M. Elias José, E. M. Professor José de Sá e E.M. Wagner Ribeiro Macedo - Caic. As equipes diretivas avaliaram, selecionaram os alunos, organizaram uma escala com horários e dias específicos e entraram em contato com os pais e responsáveis, ofertando mais este atendimento.