Contando a História… se propõe a revelar aspectos da história de Guaxupé, desde suas origens até os dias atuais. Para isso, utilizará nessa pesquisa, documentos do acervo do Museu Histórico e Geográfico Comendador Sebastião de Sá, arquivos particulares, livros sobre a cidade e região, jornais, revistas, artigos, teses, catálogos fotográficos, depoimentos orais, sítios da Internet, etc.

Contando a História… será dividido em 10 capítulos, procurara relatar a evolução histórica da região, que deu origem ao município de Guaxupé, desde a destruição do Quilombo do Campo Grande – conquista do Sertão, a formação das primeiras fazendas em meados do século XIX, e a consequente fundação do povoado Dores de Guaxupé, que deu origem a cidade de Guaxupé, e sua expansão urbana e socioeconômica profundamente vinculada à produção cafeeira.

Mensalmente serão inseridos e disponibilizados, artigos com temas específicos, que aos poucos completarão cada capítulo da pesquisa.

Contando a História… trará em seus artigos, um número expressivo de fotografias antigas e recentes para tornar a leitura mais agradável e atraente.

Contando a História… procurará apresentar os fatos históricos didaticamente bem equacionados, de forma singela, mas com o rigor no que se refere as informações e aos conceitos.

Contando a História… objetiva-se inserir na linha dos trabalhos significativos escritos para melhor conhecer a conquista da região do sudoeste de Minas Gerais, que se desenvolveu no apogeu da cultura cafeeira, além de importante fonte de pesquisa para crianças, jovens e adultos.

Marcos D. G. David
Historiador - matr.16580