• quinta-feira, 25 de janeiro de 2024
  • Galeria de Fotos

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO REALIZA O 9º FÓRUM DE BOAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Professores e equipes diretivas da rede municipal e parceira de Guaxupé são acolhidos com teatro, relatos de experiências e palestra.

A Prefeitura de Guaxupé, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou nos dias 24 e 25 de janeiro, o 9º Fórum Municipal de Boas Práticas Pedagógicas, no Teatro Arlete Souza Mendes. Todos os professores e equipes diretivas das escolas municipais e parceiras lotaram o teatro neste evento que já faz parte do calendário municipal.
O Fórum tem como objetivo acolher os profissionais na abertura do ano letivo, valorizar e promover o compartilhamento de ideias sobre as práticas desenvolvidas nas escolas por meio da apresentação de relatos de experiências e iniciar a formação continuada deste ano corrente com uma palestra relacionada com a temática escolhida para aprofundamento no ano escolar.
O tema deste ano foi a “Conectando saberes: os diversos territórios de Desenvolvimento e Aprendizagem”. Nestas 9 edições, o fórum tem auxiliado no estabelecimento de inúmeras conexões de saberes entre todos os profissionais do quadro do magistério, divulgando inúmeras possibilidades, estratégias, projetos, ações educativas, experiências exitosas de ressignificação e requalificação dos espaços escolares e não-escolares, o que foi intitulado pela Secretaria de Educação como “territórios de desenvolvimento e aprendizagem”.
“Sabemos que aprendizado não ocorre apenas dentro dos espaços escolares, especialmente as salas de aula, e a rede municipal tem valorizado todo e qualquer espaço da escola, interno ou ao ar livre, assim como os espaços extramuros. Ainda mais depois da pandemia, percebemos a necessidade de desemparedar a infância”, relembrou Sandra Costa, Secretária de Educação.
E foi isso que foi apresentado nos diversos relatos de experiências que neste ano, devido a tantas inscrições, tiveram que ser ampliados para dois dias de fórum.
Para acolher a todos, o músico Ítalo Coragem apresentou a sua arte musical.
A abertura foi marcada por um momento cultural com os alegres e membros da Faculdade Aberta da Terceira Idade (FATI) de Guaxupé que gentilmente encenaram a peça teatral “Baboou”. A plateia ficou encantada com a alegria, o entusiasmo de vida, o talento dos atores que participam deste projeto da FATI.
No primeiro dia do fórum, foram apresentados os seguintes relatos de experiência:
- Contexto de Aprendizagem Investigativo “Pé De Nuvem?” pela professora Marcela Cristina de Moraes, do 2º período da E. M. Noêmia Costa Monteiro.
- “Gestão de ‘Gente’, de espaços e tempos” pela diretora Heloise Helena Aparecida Alves e coordenadora pedagógica Luciana Miccheti Cruz da Escola Municipal Dona Olympia Leite Ribeiro.
- “Não Sou Igual a Ninguém – Promovendo a Educação Inclusiva” pela professora Daniela Marcia Ribeiro Silva do CEI Mario Ribeiro do Valle Neto.
- Ecos da experiência: tempos, espaços e relações nas aulas de educação física a partir de uma pesquisa de mestrado pela professora de conteúdo específico Rafaela Pereira Cintra da EMEI Luzia Marcelina da Silveira – Creche Centenário.
- “Projeto Caminhando para Cidadania” pela diretora Aline Cleminchac Campoe da EMEI Prof.ª Thereza Buffoni.
No segundo dia do fórum, foi a vez dos seguintes relatos de experiência:
- “Turma do dedo verde” pela professora Ana Elisa Peres de Souza do 1º ano da E. M. Cel Antônio Costa Monteiro.
- “O conhecimento físico e suas possibilidades” pela professora Iraci Prado de Souza do 2º período da E.M.Dona Olympia Leite Ribeiro.
- “Livro Dias de Reis” pela professora Maria Aparecida de Fátima da E. M. Cel Antônio Costa Monteiro.
- O antirracismo na prática pela vice-diretora Aline Monteiro Melo Ribeiro
E.M.Dr. Carlos de Souza Ribeiro.  
- “Me explica, Seu Prefeito!” pela professora Maria Beatriz Ferreira Emídio do 2º período da Escola Municipal Luzia Marcelina da Silveira – Creche Centenário.   
Foi realizado neste fórum, o lançamento da 4ª edição da revista eletrônica “Educação em Ação”, produzida pela Secretaria Municipal de Educação com artigos, relatos de experiências, propostas de trabalho realizadas nas escolas municipais e parceiras que tem como objetivo fomentar a trocas de ideias e valorizar as ações dos profissionais da educação.
Ainda no segundo dia do fórum, foi realizada a palestra intitulada ““Ofício professor: a construção da docência ao longo da vida” pela Coordenadora Pedagógica do Sistema de Ensino Aprende Brasil, do Grupo Positivo. Este tema provocou reflexões pertinentes, perspicazes e assertivas nos mais de 300 profissionais que lotaram o teatro municipal nestes dois dias de evento educacional.

*Fotos - Lidiane Rezende Fotografia
 

Comentários