• quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

EMPREENDEDORISMO FAZ PARTE DO CURRICULO DAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS

Projeto Cultura Empreendedora foi desenvolvido nas escolas de período integral

Prestes a finalizar o ano letivo, as escolas públicas municipais, em especial aquelas de período integral, realizaram as Feiras do Empreendedorismo. Trata-se de uma parceria entre a Prefeitura de Guaxupé e Sebrae/MG que neste 2º semestre levaram para dentro da sala de aula o projeto “Educação Empreendedora”. Para viabilizar estes projeto os alunos contaram com o apoio das equipes escolares na captação de capital inicial proporcionando a aquisição, exposição e venda de seus produtos.
Os mais novos empreendedores da cidade mostraram o fruto de seu trabalho na Feiras do Empreendedor, realizadas no dia 18 de outubro na Escola M. Professor José de Sá e na última quarta-feira, 30, na E.M. Elias José – CIEG.

Tudo isso somente tornou-se realidade após a iniciativa dos professores que participaram de uma capacitação em julho com a formadora Andréa Salerno do Sebrae, e depois, durante todo o 2º semestre, aplicaram a metodologia em sala de aula, com acompanhamento sistemático da Secretaria de Educação. O objetivo do projeto foi a promoção e disseminação da cultura empreendedora e da inovação nas instituições de ensino.

A Educação Empreendedora passou a ser um componente importante no currículo escolar, visto que a sociedade atualcada vez mais tem exigido pessoas empreendedoras, autônomas, com competências múltiplas, que saibam trabalhar em equipe, que tenham capacidade de aprender e adaptar-se a situações novas e complexas, de enfrentar novos desafios e promover transformações.

Os professores, apoiados pelas equipes diretivas de cada escola, desenvolveram diversas atividades e projetos com os alunos, sendo a feira o resultado deste trabalho, celebrando o  protagonismo de cada criança. Os alunos conheceram as características dos empreendedores e diversas histórias de empreendedores de sucesso da própria comunidade. Posteriormente, cada turma definiu o seu plano de negócio e após inúmeras pesquisas, definiram o produto a ser comercializado, os custos, o capital de investimento para, finalmente, iniciarem a produção e o planejamento desta feira.

Para arrecadar o capital inicial para produzir os produtos que seriam vendidos na feira, cada turma teve uma semana de venda interna na escola e assim tiveram a experiência de aceitação dos produtos, processo parecido com a Startups.

Cada escola realizou a sua “Feira do Empreendedor”: “As feiras foram totalmente organizadas pelos alunos, por meio de cartazes de preços, panfletos de divulgação, etiquetas para os produtos, uniforme para os vendedores. Durante a realização da feira percebia-se o entusiasmo dos alunos, a alegria pelas vendas, as explicações de como tudo foi feito, o contato com os clientes, o manejo com o dinheiro e acima de tudo ficou evidente o quanto ampliaram seus conhecimentos”, disse a secretária municipal de educação Sandra Costa.

O lucro com as vendas será revertido para os alunos. De acordo com a secretária de educação, os próprios alunos decidiram utilizar os lucros coletivamente: “Cada sala definiu o que será feito com o dinheiro arrecadado nas vendas. Uma turma optou pelo dia do piquenique, a outra pela tarde do pastel, almoço no restaurante e assim por diante. Até a liberdade desta escola com relação à destinação do lucro faz parte da autonomia que é trabalhada com eles”.

No próximo ano, estas escolas darão continuidade a este projeto e outras escolas também participarão do projeto.