• terça-feira, 9 de abril de 2024

Secretaria de Educação de Guaxupé realiza III Encontro de Saberes Inclusivos

Palestra para profissionais da educação faz parte do Programa de Formação da rede municipal e parceira

Secretaria de Educação de Guaxupé realiza III Encontro de Saberes Inclusivos

A Prefeitura de Guaxupé, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou no Teatro Arlete Souza Mendes, na noite do dia 08/04, segunda-feira, o III Encontro de Saberes Inclusivos. Os professores da rede municipal e parceira participaram de mais este evento que faz parte do Programa de Formação Continuada relacionado à Educação Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação.

Sandra Costa, Secretária de Educação, acolheu a todos relembrando os temas dos “Encontros de Saberes Inclusivos”:
2022 - “Inclusão Escolar, para além da acessibilidade e respeito” com a palestrante Josiana Hertel.
2023 – “Autismo, um espectro de possibilidades”, palestra de Michelly Bassos.

O tema deste ano foi “Integração e Inclusão Escolar: relações com a prática da acessibilidade”. A palestrante Eliane de Souza Ramos é professora, fonoaudióloga, doutora em Educação pela UNICAMP, atua, desde 2006, como assessora de redes municipais, é formadora de professores do Proepre (Programa de Educação Infantil e Ensino Fundamental) e coordenadora do Grupo de Pesquisas Científicas relacionados à temática da Inclusão.

O objetivo deste encontro foi auxiliar os professores a conhecerem e identificarem quais barreiras podem estar impedindo a criança com deficiência de ter acesso, participação e desenvolvimento nas atividades escolares. Eliane Ramos descreveu as barreiras físicas/estruturais/arquitetônicas, barreiras atitudinais, barreiras comunicacionais, barreiras no ensino e no acesso aos recursos didático-pedagógicos. Ela apresentou exemplos de como acontecem estas barreiras e como eliminá-las. A plateia participou atentamente das reflexões que a palestrante propiciou para que haja maior acessibilidade para todos. Eliane também explicou sobre o desenvolvimento da percepção sensorial das crianças (função cerebral que envolve os sentidos — tato, paladar, olfato, audição, visão, o sistema vestibular e proprioceptivo) e o quanto estes conhecimentos são importante para que os professores possam entender as necessidades sensoriais das crianças com deficiência e ajudá-las a evitar crises, angústias e desconfortos.

A Secretária de Educação, Sandra Costa, realizou também o lançamento da 4ª edição da Revista Educação em Ação e enalteceu o trabalho de toda a rede municipal e parceira que estará descrito neste referencial de estudos. Informou que nesta quinta-feira, dia 11/04, haverá mais uma formação para as equipes de apoio da inclusão escolar.

A Coordenadora de Apoio Educacional Especializado, Sulima Somaggio, explicou que “as práticas pedagógicas para promover a acessibilidade de todas as crianças são modificadas por meio de reflexões como as que foram feitas neste encontro”.

Neste mês Abril, a Secretaria de Educação, juntamente com todas as escolas municipais e parceiras, famílias das crianças com Transtorno de Espectro Autista (TEA), estão desenvolvendo o Projeto Institucional “Abril Azul”. O objetivo é conscientizar a sociedade, em especial a comunidade escolar, sobre a importância de incluir as pessoas com autismo. Informar é a melhor forma de combater o preconceito, já que o transtorno ainda é bastante desconhecido pela população. Será realizado ao longo do mês de abril inúmeras ações para trazer visibilidade ao TEA. Afinal, uma sociedade mais consciente é também menos preconceituosa e mais inclusiva.