• quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

PREFEITURA CRIA FORÇA TAREFA PARA REPARAR OS DANOS CAUSADOS PELA CHUVA EM GUAXUPÉ

Dividido em 04 frentes de trabalho, equipes priorizaram liberação de vias para trânsito de veículos, limpeza e recolhimento de lixos que ficaram espalhados.

A forte chuva que caiu no início da tarde de segunda-feira, 09 de janeiro, trouxe inúmeros danos tanto à Prefeitura quanto a população de modo geral. Atípico, em aproximadamente 20 minutos, cerca de 44mm de chuva alagou, principalmente, a área central de Guaxupé. O rio que corta a cidade não suportou o volume de água, o que dificultou o escoamento da mesma pela rede pluvial. Há aproximadamente 06 meses a Prefeitura havia providenciado a limpeza da calha de parte do Córrego dos Machados e Rio Guaxupé, mas não foi suficiente para suportar o grande volume de água.

A Secretaria Municipal de Obras contabilizou 05 pontos de alagamento, a grande maioria na área central e comercial da cidade. Foram registrados também o deslocamento de bloquetes, paralelepípedos, tampas de poços de visitas e tampas de bueiros, assim como a queda de 03 muros, sendo 02 deles particulares e 01 de um prédio público. Nenhuma pessoa ficou ferida.

De imediato a Prefeitura mobilizou suas equipes que saíram às ruas para contabilizar os danos e na sequência iniciar os trabalhos de reparo. Como prioridade ficou definido a recuperação do calçamento das principais vias, como Rua Pereira do Nascimento, Rua Tiradentes e Rua da Aparecida, onde o fluxo de veículos é grande.

A Secretaria Municipal de Obras apresentou ao prefeito na manhã desta quarta-feira, 11, um cronograma que traz todos os trabalhos que estão sendo feitos e que estão divididos em horas.

Alguns reparos, os mais urgentes, foram feitos em 24 horas. Outros como retirada de materiais das vias, limpeza de barro, entre outros, considerados secundários, estão sendo cumpridos em 48 horas. Em seguida há trabalhos a serem executados em 72 horas e posteriormente aqueles que chegarão a 05 dias, onde serão concluídos até sexta-feira, dia 13.

A Secretaria Municipal de Obras observou, durante a apresentação do ocorrido ao prefeito, que as galerias pluviais existentes no município são eficientes, haja visto que o nível de água que subiu durante a tempestade, abaixou em aproximadamente 08 minutos. No entanto, quando de um volume de água tão grande e em poucos minutos, dificulta a drenagem e escoamento da água. Nas próximas horas a Secretaria irá definir um cronograma que visa um trabalho voltado a limpeza da calha do rio. Essa ação deverá envolver e ter a autorização dos órgãos ambientais competentes.