• quinta-feira, 14 de setembro de 2017
  • Geral

VIGILÂNCIA SANITÁRIA APREENDE LEITE IN NATURA EM GUAXUPÉ

VIGILÂNCIA SANITÁRIA APREENDE LEITE IN NATURA EM GUAXUPÉ

Produto pode causar sérios danos à saúde

 
Na segunda-feira, 11 de setembro, a equipe da Vigilância Sanitária em trabalho de rotina, deparou em um estabelecimento comercial várias garrafas pet contendo 50 litros de leite in natura. O produto foi apreendido, inutilizado e aberto um processo administrativo ao responsável que responderá pelo evento danoso.
 
De acordo com Daniela Salgado, diretora da Divisão de Vigilância em Saúde de Guaxupé, o consumo de leite cru é culturalmente relacionado à crença de que este é um produto mais forte, puro e rico em nutrientes, além de apresentar menor preços e a facilidade de ser entregue nas residências, sendo assim, os consumidores de leite cru não consideram sua ingestão um risco à saúde.
 
“O Decreto-Lei nº. 923, de 10 de outubro de 1969, proíbe a venda de leite cru para consumo direto da população em todo o território nacional, permitindo em caráter precário, a venda de leite cru em localidades que não possam ser abastecidas permanentemente com leite beneficiado”, explicou a diretora da Vigilância.
 
Apesar da maioria dos consumidores ferverem o leite, o tempo de aplicação do calor pode ser insuficiente para garantir um produto livre de riscos, além disso, não tem como ter garantias da destruição de todos os microorganismos.
 
Segundo Daniela, as ações de fiscalização são constantes em Guaxupé: “As autoridades sanitárias tem a responsabilidade de orientar a população bem como manter-se vigilante aos estabelecimentos que fornecem leite in natura ou o utilizam para a fabricação de derivados, a fim de prevenir surtos”, finalizou.
 
A população pode colaborar com a fiscalização, fazendo suas denúncias através do telefone 3551-2719, diretamente na Vigilância em Saúde.
 
 

Galeria de fotos
Comentários