• terça-feira, 17 de janeiro de 2017

SEGURANÇA PÚBLICA: GUAXUPÉ PASSA A SER MONITORADA POR 156 CÂMERAS

Monitoramento está sendo feito pela Polícia Militar

A cidade de Guaxupé, no sul de Minas, inaugurou na semana passada o PROMIN – Programa de Monitoramento Integrado visando melhorias na segurança pública à população. A ideia do projeto partiu GGIM – Gabinete de Gestão Integrado Municipal o qual é composto por autoridades ligadas à segurança pública, como prefeito, juízes, promotores, conselho tutelar, policia militar, policia civil, entre outros. Desde o dia 09 de janeiro, 156 câmeras estão ligadas em diversos pontos da cidade. O projeto prevê expansão e esse número poderá chegar a mais de 250 câmeras. O projeto tornou-se realidade graças a uma parceria da Prefeitura, Judiciário, CONSEP (Conselho Municipal de Segurança Pública) e empresas privadas que fizeram doações e disponibilizaram suas câmeras para o uso do PROMIN.

A necessidade das câmeras e os locais para monitoramento foram apontados pela Polícia Civil e Polícia Militar. Com isso, a Prefeitura fez um mapeamento e o levantamento de todo o equipamento necessário para montar a sala de monitoramento, uma vez que as câmeras são todas disponibilizadas por particulares. A aquisição da aparelhagem foi custeada pelo fundo do Judiciário e outras 04 empresas privadas.

A execução do projeto foi no total de R$100 mil, suficiente para a compra de monitores, tablets, servidor próprio para as imagens, licença para uso de software, reforma e ampliação da sala onde está localizado o monitoramento, além da contratação do serviço terceirizado da empresa de monitoramento, a qual fez as instalações e treinamento junto às polícias.

Pioneira na região neste sistema de monitoramento, Guaxupé tem recebido inúmeras pessoas ligadas à segurança pública de cidades como Tapiratiba/SP, São José do Rio Pardo/SP, entre outras que estão conhecendo o PROMIN. O baixo custo de implantação, bem como a praticidade no monitoramento e a parceria público privada tem despertado interesse de implantação em outros Municípios.