• quarta-feira, 8 de junho de 2022
  • Covid-19

Se cuide, complete seu esquema vacinal. A pandemia não acabou.

Se a população não completa o esquema vacinal, poderemos voltar a ter problemas.

Se cuide, complete seu esquema vacinal. A pandemia não acabou.

Estamos vivendo um momento favorável da pandemia, depois de mais de dois anos. O Comitê Municipal de Combate à Covid trabalha no sentido de orientar a população, quanto aos cuidados necessários para continuarmos com a retomada da economia e de nossas rotinas. Estes cuidados são basicamente a vacinação e o uso de máscaras, além do álcool em gel nas mãos.
Em recente publicação do Jornal “O Estado de São Paulo”, a importância da vacinação foi enfatizada e relacionada à baixa taxa de letalidade por Covid no momento.
“A taxa de letalidade tem os menores valores estáveis desde o início da crise. As ocupações de UTI’s finalmente se encontram em patamares não críticos. Em consequência, o Governo federal decretou o fim da Emergência em Saúde Pública Nacional, e Estados e Municípios estão reduzindo ao mínimo as medidas restritivas.”
“É momento de recobras as forças e realinhar as defesas para dissuadir o inimigo de novas agressões. Paradoxalmente, a sensação de que a pandemia acabou, é o principal fator a por em risco o seu afastamento definitivo.
O sinal mais evidente é a estagnação da cobertura vacinal. Justamente quando as vacinas permitiram a uma população exausta abandonar defesas paliativas, como o distanciamento ou as máscaras, intensificar a imunização é mais, não menos, importante.
Contudo, a Fiocruz alerta para a estagnação no crescimento da aplicação da segunda dose na população adulta, além da desaceleração da curva de cobertura da terceira dose, sugerindo uma saturação da população na busca pelos imunizantes. Os idosos foram vacinados no início de 2021, e a negligência em relação às doses de reforço desperta preocupações com um possível aumento de casos e óbitos neste segmento.
Mas o maior desafio é superar o déficit de imunização das crianças de 05 a 11 anos: 60% tomaram a primeira dose, mas só 32% estão com o esquema vacinal completo. “
“As vacinas estão amplamente disponíveis no Brasil. Isso aumenta a responsabilidade do poder público de intensificar as campanhas de conscientização. “
(Jornal O Estado de São Paulo, terça-feira 22 de maio de 2022)

Vale ressaltar que em Guaxupé as vacinas estão sendo oferecidas a toda a população apta a se vacinar nos Postos de Saúde (Posto da Criança, Vila Campanha e Saúde da Mulher) de segunda a sexta-feira, das oito as onze da manhã e das treze as dezesseis horas. Além disto, desde o último sábado (04/06), está acontecendo a vacinação também na Feira Livre (na Praça da Saudade), de oito da manhã ao meio dia. Crianças de cinco a doze anos estão com o esquema completo com duas doses. De doze até 60 anos são três doses e acima dos sessenta, quatro doses. O intervalo entre as doses é sempre de quatro meses.