• sexta-feira, 14 de janeiro de 2022
  • Covid-19

COMUNICADO

O Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa que devido ao aumento significativo da procura por testes de covid-19 em todo o país e a falta deste item nas distribuidoras e fornecedores a prescrição dos testes seguirá novo critério.

A testagem, a partir deste sábado (15/01), será realizada prioritariamente em pacientes oncológicos, pacientes que estejam realizando hemodiálise, gestantes e idosos (60 anos) com comorbidades.

Os testes que temos disponíveis no momento são suficientes para este grupo quando houver presença de sintomas.

O Município aguarda a chegada de novos testes, que tem previsão na próxima semana, provenientes da Secretaria de Saúde do Estado e compra própria.

Os pacientes que não se enquadram nestes grupos, que apresentarem sintomas de síndrome gripal, serão avaliados em uma das Unidades Sentinelas e de acordo com a conduta médica, terá o teste realizado, ou não.

O município já havia realizado a compra de testes, entretanto, por problemas de logística, os fornecedores destes materiais não estão conseguindo entregar no tempo previsto.

As pessoas que apresentarem sintomas leves, devem ficar em isolamento domiciliar. O teste deve ser realizado a partir do quinto dia em pacientes sintomáticos graves.

Tal medida se faz necessária devido à escassez de testes em todo o território nacional.