• segunda-feira, 18 de janeiro de 2021
  • Covid-19

VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 ESTÁ PRÓXIMA DE SEU INÍCIO EM GUAXUPÉ

DEPOIS DE APROVADAS PELA ANVISA EM CARÁTER EMERGENCIAL, VACINAS DEVEM PRIORIZAR PROFISSIONAIS DA SAÚDE E IDOSOS.

Depois de aprovada a vacinação em caráter emergencial, a Prefeitura de Guaxupé se prepara para receber as doses da vacina contra a Covid-19 que deverá ser administrada exclusivamente por via intramuscular em esquema de duas doses, com intervalo de 02 a 04 semanas.

Considerando a disponibilidade limitada de doses da vacina o Ministério da Saúde definiu os grupos prioritários para a vacinação. O início se dará pelos trabalhadores da saúde, seguido por  pessoas idosas residentes em instituições de longa permanência, pessoas maiores de 18 anos com deficiência residentes em residências inclusivas e indígenas vivendo em terras indígenas em conformidade com os cenários de disponibilidade da vacina.

A população deverá ficar atenta aos canais de comunicação da Prefeitura de Guaxupé, onde serão disponibilizadas as datas para cada grupo a ser vacinado, de acordo com o Plano Municipal de Vacinação, conforme as doses forem sendo recebidas pela Secretaria Municipal de Saúde. A logística do início da ação está sendo definida em conjunto com a Secretaria Estadual de Saúde (SES).

A Secretaria de Saúde de Guaxupé já entrou em contato com a Regional de Saúde, situada na cidade de Alfenas, onde duas reuniões devem acontecer ainda hoje para as definições de cronogramas, só a partir disso  as informações de datas em que as doses devem chegar e quando elas devem começar a ser administradas serão informadas.

O Ministério da Saúde reitera que, à medida em que o laboratório disponibilizar novos lotes de vacina, o Programa Nacional de Imunizações irá dispor de novas grades de distribuição e cronogramas de vacinação dos grupos prioritários, conforme previsto no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19.

“Mesmo com o início da vacinação as medidas de prevenção contra doença não devem jamais ser abandonadas. O uso da máscara segue sendo a principal proteção da população e o álcool em gel deve estar sempre em fácil acesso quando não for possível lavar as mãos com água e sabão. A população tem que fazer a sua parte para vencermos esta pandemia”, acrescentou Daniela Bettelli, Secretária Municipal de Saúde de Guaxupé.