• quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

SAMU COMPLETA 02 ANOS EM GUAXUPÉ E 3.368 ATENDIMENTOS

Serviço de Atendimento Médico de Urgência iniciou no dia 02 de fevereiro de 2015

Há exatos 02 anos, no dia 01 de fevereiro de 2015 iniciava-se em Guaxupé o SAMU – Serviço de Atendimento Médico de Urgência através de um convênio assinado pela Prefeitura junto ao CISSUL – Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macro Região do Sul de Minas. De lá para cá se passaram 730 dias e foram realizados 3368 atendimentos.

De acordo com o relatório de dados de atendimento sintético do CISSUL/SAMU, em Guaxupé a maioria dos atendimentos foi por causas clínicas, seguidos por causas traumáticas, obstétricas, psiquiátricas e causas pediátricas.

No entanto, o que chama a atenção são os atendimentos por faixa etária. Destes, 1.115 foram feitos às pessoas com mais de 60 anos. Em 2º lugar no ranking de atendimentos estão pessoas com idade de 20 a 40 com 1.025 atendimentos.

Quando dividido os atendimentos do SAMU por sexo, foram 1.826 homens e 1.542 mulheres.

Para o prefeito Jarbinhas, os números nestes 02 anos de existência de SAMU em Guaxupé comprova a necessidade que a cidade tinha de possuir este tipo de serviço: “A quantidade de atendimento é expressiva. Isso mostra claramente a necessidade do SAMU para atender a população guaxupeana, salvando vidas. Um atendimento com veículo, equipamentos e pessoas especializadas. A qualidade no serviço é excepcional! Enquanto eu estiver na Prefeitura de Guaxupé, não medirei esforços financeiros para manter o convênio com o CISSUL para que os guaxupeanos possam ter o SAMU”, finalizou.