• quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

APÓS LIBERAÇÃO PELA FUNASA, O GOVERNO MUNICIPAL ASSINA TERMO COM A COPASA PARA VIABILIZAR REPASSES PARA CONTINUIDADE DAS OBRAS DA E.T.E.

Obras para execução da tão aguardada Estação de Tratamento de Esgoto devem ter início após termo aditivo e licitação dos serviços

Aconteceu nesta terça-feira (30/11) no Gabinete do Prefeito a assinatura do Termo Aditivo ao Convênio 17.036/2017 que disponibiliza recursos financeiros para complementação da obra de construção da Estação de Tratamento de Esgotamento Sanitário – E.T.E..
Participaram da reunião, além do Prefeito Dr Heber Quintella, o Diretor-Presidente da Copasa, Carlos Eduardo Tavares de Castro, o Diretor de Desenvolvimento Tecnológico, Meio Ambiente e Empreendimentos, Ricardo Augusto Simões Campos, a Procuradora- Geral do Município Dra. Lisiane Durante, o Secretário Municipal de Governo, Renato Gouvêa, a Secretária Municipal de Finanças, Elaine Cerdeira, a Diretora de Convênios Cristiane Braga.
Na oportunidade foram discutidos os valores e os trâmites burocráticos para que a obra seja executada. “Estamos nas etapas finais para dar prosseguimento nas obras da Estação de Tratamento de Esgoto em Guaxupé. Aguardamos este momento há anos. Poder finalmente entregar esta obra, que é a maior do município e que trará melhor qualidade de vida para a população é, sem sombra de dúvidas, uma grande alegria”, comentou Dra. Lisiane Durante.
Para que a estação seja concluída, R$15.533.465,39 (quinze milhões, quinhentos e trinta e três mil, quatrocentos e sessenta e cinco reais e trinta e nove centavos) serão investidos, destes,  R$7.824.231,66 (sete milhões, oitocentos e vinte e quatro mil, duzentos e trinta e um reais e sessenta e seis centavos) são oriundos do convênio com a FUNASA (Fundação Nacional de Saúde) e R$7.709.233,73 (sete milhões, setecentos e nove mil, duzentos e trinta e três reais e setenta e três centavos) provenientes do convênio com a COPASA.
O Diretor-Presidente da Copasa disse que a empresa fará vistorias e dará todo o apoio durante a execução da obra. “Sabemos do anseio da população por esta obra e estamos à disposição para o que for necessário para concretizá-la. Sabemos da importância da construção da E.T.E. para o meio ambiente e para os cidadãos guaxupeanos.”
A próxima etapa será o Termo Aditivo de Adequação de Valores com a FUNASA para posterior licitação e finalmente a execução da tão esperada E.T.E. ”Este projeto precisa ser finalizado o mais breve possível e nós vamos trabalhar para isto. São muitos anos de luta e agora vislumbramos um desfecho para esta questão. Guaxupé vai ter o seu esgoto tratado!” disse o prefeito.
A importância do  tratamento de esgoto para o qualidade de vida e preservação do meio ambiente é evidente.  Além disso,  contribui para a erradicação de doenças de veiculação hídrica; propicia o controle da proliferação de vetores; a melhora do Índice de Desenvolvimento Humano – IDH; mudanças positivas nos aspectos urbanísticos; a valorização imobiliária e, consequentemente,  o crescimento socioeconômico da nossa cidade.

Outro benefício importante gerado pelas obras é o incremento da arrecadação do município que recolherá os Impostos Sobre os Serviços (ISS) prestados pelas empresas contratadas pela Companhia.
Além disso, serão gerados empregos diretos e indiretos na cidade, bem como aquisição de materiais e equipamentos, acarretando  aumento de receita e movimento do comércio local e regional.