• segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

FAOP completa um mês em Guaxupé com aulas para adolescentes do programa Juventude Positiva

Projeto PIPA oferece aulas em diversos segmentos para os jovens guaxupeanos

A FAOP (Fundação de Arte de Ouro Preto) completou seu primeiro mês de trabalhos em Guaxupé. A primeira turma de alunos da Instituição é formada por 31 adolescentes do programa Juventude Positiva. O Programa PIPA oferece atividades de formação e qualificação no âmbito da cultura, arte, artesanato e patrimônio cultural para os jovens participantes com coordenação de Eudaldo Monção Jr. (Memorabilia Filmes & Produções Culturais).
O Programa PIPA (Pertencimento, Identidade, Patrimônio e Arte) viabiliza a formação em Pintura e Desenho, ministrado pela professora Lik Ribeiro, e o curso de Auxiliar de Conservação e restauração de bens móveis, que foi ministrado nesta primeira etapa do projeto pela professora Jéssica Gomes. As formações estão sendo realizadas nas salas de aula localizadas no Teatro Municipal “Arlete Souza Mendes”, sempre às terças e quintas-feiras, das 13h às 17hs. Muito em breve as aulas passarão a acontecer nas instalações da antiga Cadeia Municipal, na área central da cidade. “A antiga Cadeia Municipal vai ser uma belíssima sede para as aulas. Estes jovens vão ressignificar aquele local, isto nos deixa extremamente felizes”, ressaltou Marcos Buled, Secretário Municipal de Cultura, esporte e Turismo.
Diversos projetos estão sendo viabilizados para complementar as formações, como a realização de visitas técnicas que serão realizadas nos patrimônios históricos e equipamentos culturais. “Esta é primeira turma e nos enche de orgulho saber que são jovens que já conhecemos tão bem. Os adolescentes do Juventude Positiva estão tendo uma oportunidade única e sabendo aproveitar muito bem”, pontuou a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social Renata Fernandes.
O Programa oferece atividades de formação e qualificação no âmbito da cultura, da arte, do artesanato e do patrimônio cultural, realizado através da Fundação de Arte de Ouro Preto/FAOP. “Quando ocorreu a possibilidade desta parceria da Prefeitura com a FAOP nós sabíamos que era algo muito bom, muito grande. Este é um legado que nos deixa muito orgulhosos de podermos oferecer à Guaxupé”, finalizou o Prefeito Dr Heber.