• sexta-feira, 2 de junho de 2017

FIAÇÃO DA ILUMINAÇÃO NO TREVO DA VIME É COMPLETAMENTE FURTADA

Polícia Civil e Militar foram acionadas pela Prefeitura

Os postes de iluminação dos trevos de acesso a Guaxupé tem sido constantemente alvos de depredação e furtos. No entanto, o último fato ocorrido chamou a atenção da equipe da Secretaria de Governo, Obras e das Polícias Militar e Civil. O trevo da Vime, como é popularmente conhecido, teve sua instalação elétrica completamente furtada na noite de quarta para quinta-feira. Na semana passada um Boletim de Ocorrência já havia sido registrado pela empresa Ricel, responsável pela obra, quando constatou parte da fiação do mesmo trevo danificada e furtada.

Artur Gonçalves Filho, secretário municipal de Governo e Planejamento, acionou as polícias, bem como a empresa para comunicar o fato. No local, ficou constatado o furto da fiação: “Na semana passada havíamos percebido que parte do trevo estava apagada e acionamos a empresa Ricel. O problema estava acontecendo, pois, parte da fiação havia sido furtada. Além disso pedimos que a empresa aproveitasse e fizesse a manutenção de outras 20 luminárias que também estavam apresentando problemas nos outros 02 trevos (Bom Jardim e Japy). Agora nesta quinta-feira ao passar pelo trevo da Vime, o mesmo estava completamente sem iluminação. Hoje pela manhã em vistoria, constatamos que toda a fiação foi furtada”, explicou.

De acordo com o prefeito Jarbinhas, isso deve ser investigado pela Polícia Civil, uma vez que o fato é recorrente e voltado a um patrimônio público: “O Dr. Marcus Piedade, delegado regional, já está investigando o caso. Não podemos admitir uma ação criminosa desta no que é do povo. Projetamos a iluminação dos trevos, um antigo sonho dos guaxupeanos. Realizamos as obras e agora estamos entristecidos pelo que está acontecendo. Já furtaram postes, placas fotovoltaicas e agora a fiação por completo. Isso é um desrespeito, um crime e não vou admitir”, falou.

A Polícia Militar também passará a fazer um trabalho nas proximidades em colaboração com a Prefeitura e Polícia Civil: “A iluminação dos trevos trouxe mais segurança aos transeuntes, segurança aos motoristas e pedestres que passam por ali. Com certeza essa ação traz um grande prejuízo ao patrimônio público”, disse Major Afrânio, comandante da 79ª Companhia de Polícia Militar.

Em Guaxupé foram instalados no segundo semestre de 2016 cerca de 140 pontos de iluminação a led com placas fotovoltaicas. A obra considerada inovadora e pioneira no Estado de Minas, tem recebido constantemente visita de equipes de Governo de outras cidades para conhecerem de perto tal tecnologia.
A obra encontra-se em período de garantia, que é de 05 anos. Periodicamente são feitas manutenções preventivas pela empresa e em uma dessas manutenções, foi verificada a existência de falha no sistema de vedação de algumas luminárias durante o período de chuva. As mesmas serão devidamente substituídas pela empresa responsável pela obra no período máximo de até 90 dias.