• sexta-feira, 2 de junho de 2017

GUAXUPÉ É CONTEMPLADA COM 279 CASAS POPULARES DO MINHA CASA MINHA VIDA

Em todo o Estado de Minas somente 17 cidades receberão as moradias

No início da manhã desta sexta-feira, 02 de junho, a Prefeitura de Guaxupé recebeu a confirmação da aprovação do Residencial Vale Verde e a construção de mais 279 casas através do Programa “Minha Casa Minha Vida”. Desde 2014 o Município aguardava este resultado, quando desapropriou e adquiriu uma área de 170.000m² próxima ao Bom Jardim, porém, o programa foi interrompido em 2015. A notícia de que Guaxupé havia sido inclusa na listagem dos municípios contemplados foi passada ao prefeito Jarbinhas pelo próprio Ministro das Cidades, Bruno Araújo, através de um vídeo e cópia da publicação no Diário Oficial da União de nº105.

O Governo Municipal tem trabalhado como nunca para suprir as demandas de habitação social. A confirmação de Guaxupé, entre as 17 cidades mineiras contempladas pelo Programa do Governo Federal vem em boa hora e estava sendo aguardada há 03 anos: “Sabemos quantas famílias de baixa renda pagam aluguel e sonham com a casa própria. Em 2014 demos início a um longo processo para escolher uma área que pudesse atender a construção de aproximadamente 300 moradias e encontramos próximo ao Bom Jardim. Decretamos de utilidade pública, desapropriamos e pagamos aproximadamente R$1,7 milhão por 170.000m². Com autorização e aprovação da Câmara Municipal fizemos a doação da área ao FAR e em 2015 o Governo Federal aprovou o projeto, mas, naquele mesmo ano o programa foi interrompido. Agora, recebo do Ministro Bruno Araújo cópia da publicação no Diário Oficial da União onde fica autorizada a construção de 279 casas em Guaxupé”, explicou Jarbinhas.

Jarbinhas lembrou ainda o empenho e participação dos deputados e de sua equipe nesta conquista: “Ninguém trabalha sozinho e um Governo só consegue obter êxitos quando há união e envolvimento de todos. Portanto, devo aqui registrar meus agradecimentos ao Deputado Federal Carlos Melles que participou de uma reunião comigo e o Ministro Bruno. Agradecer também o Deputado Federal Marcus Pestana que acompanhou de perto o andamento do projeto junto ao Governo Federal e o Deputado Estadual Antonio Carlos Arantes que colaborou neste processo. Nós nos unimos e conseguimos mostrar ao Ministro Bruno a necessidade de Guaxupé ser contemplada com essas moradias. Não é uma conquista do prefeito Jarbinhas. É um trabalho feito em equipe, onde acreditamos a todo o momento no seu êxito e com o planejamento e organização de minha equipe, deixamos o projeto completamente pronto para ser contemplado. É uma conquista para povo de Guaxupé”, falou o prefeito.

Além do Residencial Vale Verde com as 279 casas, a Prefeitura tem ainda o Residencial Ouro Verde onde está sendo finalizada a construção de 180 casas também pelo Programa Minha Casa Minha Vida, além do Residencial Conquista com 387 lotes que está em processo de asfaltamento. O Governo Municipal ainda aguarda a aprovação da COHAB para a construção de outras 300 moradias. Ao final, Guaxupé receberá 1.146 casas em seu programa de habitação social.

“Praticamente estamos zerando o déficit de moradia social para a população em vulnerabilidade social”, finalizou o prefeito.