• quarta-feira, 2 de agosto de 2017

POLO DA MODA DE GUAXUPÉ RECEBE SEGUNDA INDÚSTRIA

Outras 29 estão em processo de instalação.

Na semana passada, o prefeito Jarbinhas esteve acompanhado do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Marcos Emmanuel Maia de Oliveira, em visita às obras de instalação das empresas no Polo da Moda. A primeira indústria a iniciar suas atividades no Polo da Moda foi a “Botinas Galopeira”. José Benedito de Moraes, proprietário da fábrica de calçados passou de cinco para 20 colaboradores. Já a segunda empresa que iniciou suas atividades em junho deste ano, a “Calçados Idere”, da empresária Rosa Maria Alves, está com 15 pessoas trabalhando diretamente na produção. A expectativa, com a melhora que vem apresentando a economia do Brasil nos últimos meses, é de que este número possa chegar a 40 funcionários.

Marcos Emmanuel, falou sobre o trabalho que a Prefeitura vem fazendo para que a instalação de indústrias no Polo da Moda possa se concretizar: “O Governo Municipal fez a regularização dos lotes. Em 2013, quando o prefeito Jarbinhas assumiu a Prefeitura, faltava de licença ambiental à água potável. Tudo foi muito trabalhoso. Foram vários anos para que finalmente pudéssemos liberar os lotes para construção”, explicou o secretário.

Além disso, Marcos falou do momento econômico que vive o Brasil e fez uma comparação com o cenário em Guaxupé: “Sabemos que a crise econômica pegou todos os brasileiros e em Guaxupé, tivemos que compreender a situação e fizemos um trabalho pautado na transparência e legalidade para que então os contemplados com os lotes pudessem construir suas indústrias. Infelizmente alguns não conseguiram abrir suas empresas por não cumprirem o contrato que estipula prazos de construção e por isso já estamos preparando um novo processo licitatório para liberar estes lotes a outros empresários que tenham interesse”, falou.

Desde 2013 a Prefeitura teve um trabalho árduo para a regularização do loteamento industrial, uma vez que se encontrava praticamente em sua totalidade de forma irregular. Passado quatro anos, o Polo da Moda de Guaxupé finalmente começa a receber suas primeiras indústrias. A expectativa é de que até o final do ano, novo processo seja liberado para a disponibilização de mais lotes às novas empresas.

Para o prefeito Jarbinhas, todo o esforço para a regularização do Polo da Moda está valendo a pena e tão logo Guaxupé terá o loteamento totalmente ocupado por indústrias: “Foi um trabalho difícil. Um grande desafio que enfrentamos em nossa primeira gestão para a regularização do Polo da Moda. Poderíamos simplesmente ter deixado este projeto de lado, o que se vê em algumas Prefeituras quando há troca de governo. Mas assim que iniciei meu mandato fui procurado por pessoas que haviam sido contempladas com os lotes. Percebi a vontade que elas estavam de crescer suas empresas, gerar empregos e renda. Por isso, nossa equipe se uniu e buscou fazer tudo da melhor forma possível. Hoje, ver o Polo da Moda com duas indústrias em pleno funcionamento e outras 29 quase iniciando suas atividades, nos enche de esperança e alegria”, disse o prefeito que ainda acrescentou: “Em Guaxupé estamos remando contra a maré. Enquanto em muitas cidades se vê o fechamento de indústrias, aqui estamos dando oportunidade e vendo estas construções a todo vapor. Isso não só aqui no Polo da Moda, mas na cidade como um todo”, finalizou.