• quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

GUAXUPÉ CONTA COM COLETA SELETIVA ESPECIAL PARA GRANDES GERADORES

Empresas de grande porte poderão dar destinação correta a seus resíduos recicláveis através do Programa Lixo Zero

Teve início no dia 29 de novembro a coleta seletiva especial para empreendimentos cadastrados como grandes geradores.  Esses empreendimentos terão direito a coleta seletiva quatro vezes na semana, devido a grande quantidade de material descartado. ”Muitas empresas da cidade produzem uma quantidade muito grande de resíduos e pensando nisso, esta nova forma de coleta foi implantada. Desta forma o lixo é destinado de maneira correta e a usina recebe mais quantidade de material, todo mundo ganha”, explicou a Diretora de Meio Ambiente Rafaela Macedo.
A coleta especial faz parte do programa Lixo Zero e visa incentivar os empresários a separar o material reciclável em comércios e industrias, além de fomentar a Cooperativa Recicla Guaxupé através do aumento de material a ser processado.
Para aqueles empreendimentos que a coleta seletiva convencional (1 dia na semana) não for suficiente, o responsável pode entrar em contato com a Secretária de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente para inscrição da coleta especial através do número 3551-8007 (fixo e whatsapp). ‘’Estamos pensando no futuro, na cidade que deixaremos para nossos filhos e netos. A reciclagem do lixo já está se tornando uma rotina em Guaxupé e isto precisa ser incentivado cada vez mais. Lixo gera renda, gera emprego, gera riqueza se bem trabalhado e é isto que estamos fazendo, transformando o lixo em oportunidade e cuidando do meio ambiente. Hoje mais de 20 toneladas de lixo são recicladas em Guaxupé, mas a capacidade é para 200 toneladas, esperamos que o serviço cresça cada dia mais, para isto contamos com a população, pedimos para que todo mundo separe o seu lixo e nos ajude a cuidar da cidade”, ressaltou o Prefeito Dr. Heber Quintella.
O Governo Municipal iniciou em outubro o PROGRAMA LIXO ZERO. Com este programa todo o lixo produzido não está sendo mais enterrado no município e o conhecido ‘’lixão’’ está sendo desativado. Com a implantação do serviço de coleta seletiva a cooperativa de recicláveis faz a destinação correta de grande parte dos resíduos gerados na cidade e a população de Guaxupé tem demonstrado participação cada vez maior na separação do lixo reciclável. Os resíduos de construção civil e jardinagem estão sendo destinados a uma nova área localizada na antiga Cascalheira Municipal. Estes resíduos em breve também serão reciclados por trituradores e serão utilizados em compostagem e manutenção de estradas e obras públicas. Toda a área onde hoje se encontrava o lixão está passando por um processo de recuperação.