• segunda-feira, 3 de abril de 2017

GUAXUPÉ SEDIA ENCONTRO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA AMOG

Evento contou com mais de 260 participantes de toda região

A AMOG – Associação dos Município da Microrregião Baixa Mogiana realizou no último dia 31, no Teatro Municipal “Arlete Souza Mendes” o 1º Workshop da Educação Infantil. O evento contou com a participação de mais de 260 profissionais da educação infantil das 15 cidades associadas. Troca de experiências exitosas entre os Municípios e a palestra com o tema “Educação Infantil: que escola é essa?” fizeram parte da programação. Guaxupé foi a primeira cidade a sediar o encontro. Ainda para este ano outras 03 cidades também serão sedes do workshop.

O 1º Workshop da educação Infantil foi aberto pelo prefeito de Guaxupé e presidente da AMOG, Jarbinhas, que ressaltou a importância da troca de experiências entre as cidades e o fortalecimento da educação infantil na região: “Esse tipo de evento que estamos trabalhando através da AMOG é fundamental para fazermos todas as cidades caminharem juntas rumo ao progresso e desenvolvimento. Quem ganha são as crianças de toda nossa região. A estes profissionais, o nosso reconhecimento pela dedicação ao trabalho e ao carinho e respeito que tem por nossos filhos”, disse.

A ideia do evento surgiu depois que Jarbinhas assumiu a presidência da AMOG, em janeiro deste ano. Frequentemente os secretários municipais de educação se reúnem e apresentam suas necessidades relacionadas ao atendimento aos alunos da educação infantil de zero a cinco anos. Assim, a AMOG organizou para 2017 as cidades que sediarão o evento, sendo: 26 de maio em Itamogi com o tema “Jogos, brinquedos e brincadeiras na educação infantil”, dia 29 de agosto em Muzambinho com o tema “Psicomotricidade na educação Infantil” e dia 31 de outubro em Arceburgo com o tema “Contação de histórias”.

Em Guaxupé, o 1º Workshop da Educação Infantil evidenciou práticas pedagógicas significativas a uma rotina de educação que promova o desenvolvimento global das crianças.

Cristina Calicchio, assessora da Secretaria Municipal de Educação da cidade de Guaxupé, promoveu uma reflexão sobre o tema do evento, salientando a importância da infância para o desenvolvimento infantil. Em seguida a diretora pedagógica Siomara Ferreira e a coordenadora pedagógica Claudia Smargiassi contaram como foi construído o Plano de Orientações Pedagógicas – POP, que orienta todo o trabalho pedagógico na educação infantil da rede municipal e conveniadas.

Ainda durante o evento foram apresentados trabalhos com projetos investigativos, além de toda a rotina da educação infantil por meio de relatos descritivos e fotos. Sandra Costa, secretária municipal de educação, fechou o evento conduzindo o público, profissionais da área, a uma reflexão por meio da música “Semente do Amanhã”.

Para o prefeito e presidente da AMOG, Jarbinhas, o evento cumpriu com seu objetivo que é a união dos municípios da Associação em busca de uma educação infantil de qualidade: “Agora iremos levar o Workshop para as outras cidades. Trabalharemos com união e muita dedicação. Podem ter certeza que os resultados da educação destas 15 cidades pertencentes a AMOG darão um grande salto e terão excelentes resultados”, finalizou.