• sexta-feira, 3 de junho de 2016

Ministério do Trabalho suspende emissão de carteiras em algumas cidades

Em Guaxupé o serviço está suspenso e equipe do SINE passará por treinamento para utilização de novo programa

O Ministério do Trabalho e Previdência Social, por meio de sua Superintendência Regional de Poços de Caldas, emitiu nesta semana um comunicado aos postos de emissão de carteiras de trabalho para que, aqueles que utilizem o software CTPS Offline 2.4.5, suspendam a prestação do serviço. Em Guaxupé, a emissão é realizada pelo SINE. De acordo com a coordenação, não há previsão de retomada das emissões, devendo ser aguardadas novas determinações por parte do Ministério do Trabalho. Enquanto isso, apenas nos postos de atendimento onde ainda é utilizado o modelo mais antigo de carteira de trabalho será possível a prestação do serviço. Na região, as cidades de Tapiratiba, Mococa e São José do Rio Pardo, todas pertencentes ao estado de São Paulo, ainda emitem esse modelo.

A suspensão está ocorrendo para que os postos de emissão de carteiras de trabalho possam implantar um novo programa: o CTPSWeb 3.0, o que desativará o programa atual a partir da próxima semana. Segundo Clarissa Justino, coordenadora do SINE Guaxupé, a ordem para a suspensão chegou esta semana, mas não afeta os pedidos de CTPS já realizados até o dia 31 de maio: “As pessoas que solicitaram nova carteira de trabalho até esta terça-feira, dia 31, serão atendidas, conforme determinação do Ministério do Trabalho, mas a partir do dia 01 de Junho o serviço estará suspenso e, até nova determinação do Ministério do Trabalho, não há previsão para retorno. Durante este período, o Ministério do Trabalho realizará o treinamento da equipe para a utilização do novo programa. Somente após o treinamento, que ainda terá data agendada pela Superintendência Regional de Poços de Caldas, é que a prestação de serviço poderá ser retomada”.

Ainda de acordo com a coordenadora do SINE, as pessoas estão sendo orientadas a procurar outros postos de atendimento para emissão de carteiras: “Na região temos a cidade de Tapiratiba, São José do Rio Pardo e Mococa. É preciso ressaltar que, antes de irem a estas cidades, as pessoas devem ligar para se informar sobre a possibilidade de atendimento, pois em algumas delas o atendimento é agendado”, informou.

Confira abaixo as cidades e respectivos telefones para contato e agendamento:
- Tapiratiba –  (19)3657-1509
- São José do Rio Pardo – (19) 3681-6144
- Mococa – (19)3656-4911
Outras informações podem ser obtidas no SINE Guaxupé através do telefone 3559-1139 ou no endereço Rua Norberto Ribeiro do Valle, nº 36, próximo à Escola Municipal “Noemia Costa Monteiro” – Parque Infantil.