• segunda-feira, 3 de julho de 2017

IML DE GUAXUPÉ COMPLETA UM ANO E QUASE 70 NECRÓPSIAS REALIZADAS

No dia 01 de julho de 2016 a Prefeitura de Guaxupé entregou à Polícia Civil do Estado de Minas Gerais um posto do IML - Instituto Médico Legal. A obra, que ficou em torno de R$100 mil, possibilitou que a cidade passasse a atender a demanda de serviços de Guaxupé e também cidades da região. Em um ano, 64 corpos passaram por necropsia. Além disso, os trabalhos são realizados por dois médicos legistas da Polícia Civil e dois auxiliares da Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com o prefeito Jarbinhas, o funcionamento do IML em Guaxupé e a quantidade de trabalhos que já foram feitos pela Polícia, mostra a necessidade que o município tinha em ter um Posto Médico Legal: “Antes os corpos eram enviados a outras cidades como Alfenas e Passos. Um trabalho que hoje é de 06 a 08 horas,conforme determina a legislação, as vezes chegava a demorar quase um dia todo ou até mais. A maior prova de que Guaxupé e a micro região necessitava deste Posto Médico Legal está na quantidade de corpos periciados”, falou.

Além das necropsias, o Posto de Medicina Legal realiza também exames, perícias médicas e atendimentos à vitimas de abusos e agressões. Os trabalhos ficam por conta dos médicos e também policiais civis Dr. Joel Carvalho e Dr. Mario Pastore Neto que contam com os auxiliares de necropsias Fernando Almeida e Natalya Noronha, estes dois auxiliares servidores públicos da Prefeitura.

Para Dr. Marcus Piedade, delegado regional, o Posto Médico Legal tem trazido resultados positivos para os trabalhos investigativos da polícia: “Guaxupé é sede de uma delegacia regional e não poderíamos continuar como estávamos, fazendo os atendimentos em outras cidades. Certamente a vinda dos dois médicos, a ampliação das salas do IML e o seu pleno funcionamento, trazem resultados positivos para a segurança pública de toda a cidade. A reativação de um posto do Instituto Médico Legal vem para incrementar e dar o suporte necessário aos nossos trabalhos”, explicou.

“O IML vem somar com os trabalhos da Delegacia de Polícia Civil. Nosso empenho foi grande e finalmente conseguimos mais esta conquista para Guaxupé. Como sempre digo, isso é tratar a população com carinho, atenção e respeito, dando a ela o que está em nosso alcance e o que há de melhor. A reativação do Posto Médico Legal é mais um importante passo que damos na infraestrutura e segurança pública de nosso município”, finalizou Jarbinhas.