• quinta-feira, 3 de agosto de 2017

GUAXUPÉ SEDIA REUNIÃO DO CONSELHO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE

Evento contou com a presença de 26 Municípios

Na quarta-feira, 02 de agosto, aconteceu na AMOG (Associação dos Municípios da Microrregião da Baixa Mogiana) a reunião do COSEMS (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde) da macrorregional de Alfenas, com as 26 cidades que a compõe.

No mesmo dia, no período da manhã, também na AMOG, aconteceu, pela primeira vez fora das dependências da Superintendência Regional de Saúde de Alfenas, a Câmara Técnica da Comissão Intergestores Regional- CIR

De acordo com Rosiel de Lima, secretário de Saúde da cidade de Poço Fundo/MG e presidente do Conselho de Secretarias, a reunião de maneira descentralizada visa conhecer de perto as necessidades dos municípios, bem como o fortalecimento do COSEMS entre as cidades.
Para o presidente da AMOG e prefeito de Guaxupé, Jarbinhas, o COSEMS tem papel importante junto ao Governo do Estado: “O Conselho tem voz e vez junto ao governador de Minas. Por isso, é preciso nossa união e que o COSEMS leve ao Estado as dificuldades que estamos passando em nossas cidades, seja por falta de repasse de verbas, de medicamentos, de cirurgias, entre outros. Estamos na ponta da linha e sabemos o quanto a população, principalmente aquela mais carente, necessita de uma saúde pública de qualidade. Nós, prefeitos e secretários, fazemos nossa parte, mas infelizmente o Governo de Minas deixa de cumprir com suas obrigações”, disse.
Elina Costa, secretária de Saúde de Guaxupé, membro da Câmara Técnica e vice-presidente do COSEMS Regional, disse ainda das dificuldades que todos os Municípios enfrentam com a saúde pública e ressaltou a necessidade do Governo Municipal em se atentar para a saúde básica: “Algumas cidades, como Guaxupé, trabalham as especialidades. Estamos dando um novo rumo à saúde pública e passaremos a priorizar a saúde básica. Vamos dar cobertura total da cidade por equipes de PSF (Programa Saúde da Família). Isso faz com que passemos a trabalhar mais a saúde preventiva. É no PSF que as pessoas são diariamente cuidadas e acompanhadas pela equipe”, falou.

“Quando assumimos o compromisso e somos eleitos para trabalhar pelo povo, não existe nem bandeira deste ou daquele partido. Tem que existir um trabalho conjunto. Aqui hoje nossa bandeira é a Saúde. Vamos dar as mãos pelo bem de todo o povo. Vamos lutar por aquilo que é de direito da população. Tenho certeza que conseguiremos, com o apoio e representatividade do COSEMS, oferecer uma saúde pública descente e com melhores resultados”, finalizou Jarbinhas.

O próximo encontro do COSEMS será na cidade de  Machado.