• quinta-feira, 3 de agosto de 2023

Histórico: Governo Municipal inaugura o Complexo Mogiana

As secretarias de Finanças e Obras passam a integrar o complexo que já abriga, além do Parque, as secretarias de Educação e Cultura, Esporte e Turismo

Histórico: Governo Municipal inaugura o Complexo Mogiana

Em um fim de tarde histórico, o Governo Municipal realizou a cerimônia de inauguração do Complexo Mogiana
que agora abriga além das secretarias de Educação e Cultura, Esporte e Turismo, também as secretarias de Finanças e Obras.
Na revitalização dos galpões com 1.378 m² de área construída, foram investidos mais de 3 milhões e 200 mil reais, criando um ambiente propício para 90 servidores desempenharem suas funções com maior conforto e eficiência, atendendo centenas de cidadãos todos os dias.
Para a inauguração foram convidados autoridades, forças de segurança, personalidades, empresários e toda a população de Guaxupé para que visualizassem toda a beleza e funcionalidade do local. "Nós queríamos que todo mundo visse de perto, com seus próprios olhos tudo o que foi feito aqui. Foram muitas décadas de dedicação e trabalho para que este local chegasse ao que é hoje. Como digo, a cidade nunca estará pronta, estamos em constante evolução. Mas esta conquista, esta revitalização deste espaço, merece ser comemorada e enaltecida. O Parque e todo o complexo estão fantásticos!" ressaltou o Prefeito Dr Heber Quintella.
Durante a solenidade foram relembrados parte da história da cidade, que tem grande ligação com a estação, e de tudo o que já passou pelo local ao longo dos anos, como:
1901 – Início da Construção da Estrada de Ferro 1904- Inauguração desta importante via de progresso
1904- Cia Mogiana de Estradas de Ferro
inaugura estação em Guaxupé
1970- A estação é desativada
1971- A Cia Mogiana é encampada pela FEPASA (Ferrovia Paulista Sociedade Anônima)
1978- O tráfego ferroviário é desativado
1990- Os galpões são utilizados pela Prefeitura para serviços públicos.
1998- Realizado o tombamento do Conjunto Arquitetônico e Paisagístico da Estação
E 2023- Conclusão da Revitalização/ Reforma da antiga estação.
Foi relatado também as já adiantadas obras das novas instalações do Procon, que também farão parte do complexo e o Centro de Eventos, uma "praça coberta" que deverá abrigar eventos de todos os segmentos da cidade. "Muito ainda será feito. Este é um sonho antigo e estamos realizando para conforto do servidor, do contribuinte e do turista que nos visita e pode contemplar toda esta maravilha", finalizou Dr Heber.

Em Inauguração do Complexo da Mogiana | Prefeitura Municipal de Guaxupé (guaxupe.mg.gov.br) você confere todas as fotos do evento.