• terça-feira, 4 de julho de 2017

CONFERÊNCIA MUNICIPAL DISCUTE DIREITOS E POLÍTICAS PÚBLICAS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Com o tema “Garantia de direitos no fortalecimento do SUAS” , a 7ª Conferência Municipal de Assistência Social discutiu direitos e políticas públicas de assistência social em Guaxupé. Realizado pelo Conselho Municipal de Assistência Social, o evento foi gratuito e ocorreu nesta terça-feira, 04 de julho, no Teatro Municipal.

Conforme a presidente do CMAS, Marisilda Bastos, a Conferência Municipal é um meio para discutir os avanços e os retrocessos do setor. “É um evento para refletir e debater as políticas públicas da assistência social, além de viabilizar melhorias para esta área”, destaca. A iniciativa reuniu profissionais ligados à Prefeitura, usuários e trabalhadores do Sistema Único da Assistência Social (Suas), além de moradores e representantes de entidades.

Para fomentar as discussões sobre o tema, duas palestras foram realizadas ao público presente. Uma pela diretora da Sedese, regional Poços de Caldas, Ana Luiza de Souza e a outra pela psicóloga e técnica da Sedese regional Poços de Caldas, Elizangela de Souza Franco.

O debate contou com quatro eixos temáticos: a proteção social não-contributiva e o princípio de equidade como paradigma para a gestão dos direitos assistencialísticos; gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no Suas; acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais, além da legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidade dos entes federais para a garantia dos direitos socioassistenciais.

De acordo com Claudinei Vitor, secretário municipal de Desenvolvimento Social, a Conferência norteia a gestão no que tange políticas públicas para a área: “Aqui nós debatemos os eixos e buscamos, Poder Público e sociedade civil, aquilo que vá de encontro aos anseios e necessidades dos usuários do SUAS. É um momento único, porém, de extrema importância para a elaboração de políticas públicas. Tenho certeza que desse encontro, colheremos excelentes frutos”, finalizou.