• quinta-feira, 4 de agosto de 2022

Simpósio Municipal de Educação marca início do 2º Semestre Letivo

Mais de 500 pessoas participaram do encontro que contou com participação de mais 12 municípios, além de Guaxupé

Simpósio Municipal de Educação marca início do 2º Semestre Letivo

O Governo Municipal realizou o Simpósio Virtual Municipal de Educação de 2022. O evento marcou o início do segundo semestre letivo e promoveu o acolhimento a todos os profissionais da educação no retorno do segundo semestre, além da oportunidade de construção de conhecimentos.
O Simpósio apresentou o tema: “Diálogos Educacionais: Afetividade, Inovação e Recomposição” e contou com palestras muito elogiadas pelos 562 participantes de Guaxupé e outros municípios convidados como Areado, Cabo Verde, Cássia, Ibaté, Ipuiuna, Juruaia, Monte Santo de Minas, Muzambinho, Poços de Caldas, Ribeirão Preto, Santa Cruz da Prata e São Pedro da União. As palestras foram planejadas para atender as demandas apresentadas pelos profissionais de educação da rede municipal. Todos os servidores da educação participaram e puderam refletir sobre o tema. Algumas escolas prepararam telões para que todos pudessem acompanhar as palestras e os momentos culturais.
A Primeira Palestra foi ministrada pelo Profº Rômulo Marinho Sobrinho, com o tema “A Estética da Sensibilidade”. O palestrante trouxe inúmeros questionamentos, compartilhou vivências e promoveu dinâmicas para sensibilizar o público quanto à necessidade do desenvolvimento das competências socioemocionais. A Segunda Palestra foi conduzida pelo Profº Pedro Lino, com a abordagem do tema “Entre Intenções e Tensões: Ações docentes no enfrentamento das defasagens de aprendizagem no Pós Covid-19”. O público interagiu ativamente por meio do chat e aplicativos de comunicação virtual, e pode também relacionar as suas práticas cotidianas à necessidade da recomposição das aprendizagens. Para abrilhantar ainda mais o simpósio, o Profº José Carlos Ciarallo Júnior, o guaxupeano JKarllus, encantou a todos, por meio de um show de mágica, com reflexões importantes sobre o cenário educacional de um admirável mundo novo.