• terça-feira, 5 de maio de 2020

03 PESSOAS QUE TESTARAM POSITIVAS PARA A COVID-19 JÁ TIVERAM ALTA MÉDICA EM GUAXUPÉ

Desde o dia 14 de março, quando a Prefeitura de Guaxupé divulgou o primeiro caso suspeito do novo coronavírus, a rotina das pessoas passou a ser um tanto diferente. Sob um Decreto Municipal de Emergência e Decretos de Quarentena, a população tem se adaptado à nova rotina que se divide entre distanciamento social, isolamento e o retorno gradativo ao trabalho. Com relação aos 03 casos confirmados através de exames laboratoriais, todos os pacientes tiveram alta. A última aconteceu na segunda-feira (04), após a paciente ter ficado internada na Santa Casa local por mais de 15 dias.

Vitórias para uns que venceram o vírus, medo para outros. A COVID-19 tem mudado a realidade do mundo todo. Em Guaxupé o Governo Municipal busca diante das orientações do Governo do Estado, Governo Federal e Organização Mundial da Saúde garantir a segurança e a saúde da população.

Para isso, há 53 dias os membros do Comitê de Combate ao Novo Coronavírus, se reúnem diariamente, até mesmo aos finais de semana e feriados, para estudar e discutir as orientações apresentadas pelos órgãos sanitários.

Diariamente também são divulgados boletins informativos que trazem com clareza à população os números reais sobre os casos suspeitos, descartados e confirmados em Guaxupé: “Desde o primeiro dia, após constituir o Comitê de Combate ao COVID-19, determinei que todas as ações fossem executados de maneira clara, objetiva e na transparência que o caso exige. A população, assim como nós, é a mais interessada e a quem os números devem ser apresentados diariamente. Assim conseguimos visualizar se as ações que estão sendo propostas pelo Comitê, os Decretos Municipais e as medidas em nossa cidade estão sendo suficientes para garantir a segurança das pessoas. Decretamos quarentena, deixamos funcionando somente o essencial e hoje já estamos dando um passo a mais, para que a economia possa circular, as pessoas tenham seus empregos garantidos e não entramos num caos econômico e social”, explicou o prefeito Jarbinhas.

Das 219 pessoas que estiveram sob investigação, 03 testaram positivo. Na última segunda-feira (04) a última paciente que estava internada na Santa Casa de Misericórdia de Guaxupé teve alta médica e finalmente pôde voltar para a convivência familiar: “Fizemos um acompanhamento de perto deste caso, assim como os demais. Devemos aqui agradecer o cuidado que os profissionais de saúde, sob o comando da Dra. Salma, tiveram com essa paciente na Santa Casa. Aliás, o cuidado, carinho e respeito com todos os pacientes, seja ele positivo ou sob suspeita, têm sido fundamental a estas pessoas que ficam internadas”, enfatizou o prefeito.