• segunda-feira, 5 de junho de 2017

PREFEITURA DE GUAXUPÉ REALIZA FEIRA TEMÁTICA COM ENTIDADES LIGADAS AO MEIO AMBIENTE

Evento abre comemoração da Semana de Meio Ambiente em parceria com a AMOG e UNIFEG

Aconteceu na manhã desta segunda-feira, 05 de junho, data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, a abertura do III Seminário de Meio Ambiente promovido pela Prefeitura de Guaxupé, AMOG e UNIFEG e com o apoio de várias entidades e empresas do setor público e privado. O Evento que iniciou no Parque Municipal da Mogiana irá agora para dentro do Centro Universitário e contará com palestras voltadas ao tema.

As tendas temáticas montadas no Parque Municipal da Mogiana receberam visitas da população de modo geral, assim como de alunos das escolas públicas e particulares de Guaxupé.

Pela Polícia Militar do Meio Ambiente os visitantes conheciam um pouco mais sobre a fauna brasileira, especialmente da nossa região. Passando pela EMATER, era possível conhecer o trabalho que é voltado ao homem do campo. Já a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Guaxupé “Vida Nova”, os visitantes conheciam de perto os materiais utilizados na reciclagem e que são encontrados facilmente em nosso meio. COPASA, Instituto Federal Campus Muzambinho, assim como o Instituto Estadual de Florestas (IEF), Núcleo de Educação Ambiental da Cooxupe, todos traziam curiosidades e a importância da preservação do Meio Ambiente.

Pela Associação dos Moradores dos Moradores do bairro Nova Floresta, esteve o sargento Simonal de Paula, que desenvolve um trabalho de reflorestamento e preservação daquela área. Sr. Domingos, popularmente conhecido como Anjo dos Rios, por impedir o descarte incorreto de óleo vegetal nos rios e seu trabalho de reflorestamento, apresentou um pouco do que faz junto às casas e comércio guaxupeano.

Reciclagem Santa Maria e LED Coleta de Lixo Eletrônico também participaram da exposição no Parque da Mogiana.

Para Marcos Emmanuel Maia, um dos maiores desafios da humanidade é a preservação ambiental: “Precisamos avançar e nos desenvolver, sem comprometer de formas irreversíveis e significativas os recursos naturais, cada vez mais escassos e limitados existentes em nosso planeta. Portanto, nos unimos este ano para que fizéssemos uma ação maior voltada ao Meio Ambiente. Quando há união e todos caminhando juntos, os bons resultados são rapidamente alcançados”, disse o secretário municipal de desenvolvimento econômico e meio ambiente.

Nesta segunda-feira às 19h30 haverá uma palestra com a professora Ana Cristina Mascarenhas, sobre Legislação Ambiental. Já na terça-feira às 14 horas haverá uma palestra sobre eficiência energética e resíduos sólidos municipais. A noite acontece uma mesa redonda com o tema “plantas medicinais”.

Na quarta-feira, dia 07 de junho, às 14 horas a AMM – Associação Mineira de Municípios tratará gestão pública, resíduos e coleta seletiva e também a municipalização do licenciamento ambiental. A noite será apresentado o projeto RONDON.

Todas as palestras são gratuitas e abertas à população e acontecerão no Auditório “Elias José” do UNIFEG.