• quarta-feira, 5 de junho de 2019

PROFESSOR E ESCRITOR ELIAS JOSÉ FOI TEMA EM DESFILE COMEMORATIVO AOS 107 ANOS DE GUAXUPÉ

O desfile cívico em comemoração aos 107 anos de Guaxupé, ocorrido no último sábado (01), foi marcado pela beleza, arte e magia das crianças. O Tiro de Guerra marcou presença com as atividades cívicas, de apoio e visitas que a instituição desenvolve em nossa cidade, difundindo o civismo, a cidadania e o patriotismo.  Após os hasteamentos das bandeiras o prefeito Jarbinhas fez o seu pronunciamento oficial, onde destacou as conquistas de Guaxupé ao longo destes 107 anos, relembrando o passando, falando sobre o presente e o futuro previsto aos guaxupeanos.

O tema escolhido pelas escolas municipais foi “Elias José, o escritor que abraçou Guaxupé”. Elias José foi uma pessoa que sempre esteve presente nas escolas municipais, fez inúmeras palestras, contações de histórias, além de doar inúmeras de suas obras para o acervo das bibliotecas escolares. O Instituto Elias José, por meio de sua esposa, Silvinha Elias, deu continuidade a grandiosidade de seu trabalho nas escolas.

“A semana Elias José sempre contou com a participação das escolas municipais que se enriquecem com tantos conhecimentos e oportunidades para o crescimento cultural dos alunos e dos professores. Por tudo isso, Guaxupé deve reverenciar este escritor. E o melhor meio para isso é divulgando suas obras literárias”, falou Jarbinhas.

A  Apae em mais um ano marcou presença na comemoração de aniversário da cidade e trazendo ao desfile cívico um pouco da história criação do “Instituto Cultural Elias José”, os frutos e as flores e muitos “Passarins” para desfrutar deste jardim, criado pelo Elias e pela sua esposa Silvinha.

Após trabalhar com a história de vida e as obras do escritor Elias José, cada escola escolheu um livro para apresentar neste desfile. As histórias e as personagens ganharam vida por meio das apresentações, coreografias, declamações e da criatividade dos profissionais e alunos das escolas municipais.

As escolas de educação infantil trouxeram o livro “Caixa Mágica de Surpresa”. O carro alegórico representou o livro como a verdadeira “Caixa mágica”, que quando aberto, desperta a imaginação e todos. Os alunos das escolas infantis: Noêmia, Yolanda Conte, Thereza, Luzia Marcelina – Centenário, Serafina Stampone, Santa Rita, Alice Smargiassi, Domite Cecílio, Nossa Senhora, Creche Caic e Arco-íris, deram vida a diversos personagens dos poemas do Elias José: bruxas, gatos, joaninhas, girafas, tias.

O livro “O Contador de Vantagens” foi apresentado pelas escolas Olympia Leite Ribeiro e a Escola Coronel Antônio. Os alunos apresentaram as brincadeiras com as palavras e as narrativas, pelas quais descobriram que “a poesia diverte, delicia, enriquece o espírito e ensina muitas coisas”.  A escola Dr. Carlos representou, por meio de uma bela coreografia, a poesia Festa no Arco – íris, do livro de Elias José, Namorinho de Portão.  A escola Caic trabalhou com o livro  “Escola: morada de Inventor” e inspirados pela história, os alunos  idealizaram e confeccionaram com materiais reciclados, inúmeros bonecos: “e nasceram histórias de rir ou de arrepiar, e escola virou morada de inventor.”

A escola José de Sá apresentou o livro “Um Jeito Bom de Brincar”, os alunos demonstraram a escola como um espaço de respeito, leitura, amizade, imaginação e muitas brincadeiras. A escola Barão desenvolveu o livro de poemas: “Um pouco de tudo: De bichos, De gente, De flores”. Os personagens saíram das páginas do livro e alegraram a todos os presentes.

Já a escola Olímpia Felippe dramatizou o poema “Domingo na praça”, fazendo referência a “tanta coisa que tem na praça para se olhar”, como: a loja de brinquedos, o canteiro de margaridas, com grama cor de esperança, e Lili, uma alegre criança. A escola Delfim Moreira fez a releitura do livro “Uma escola assim, eu quero para mim”, trazendo os alunos, funcionários, pais e responsáveis, demonstrando a escola sonhada pelo Elias José. A escola Elias José apresentou o orgulho de receber o nome deste ilustre escritor, retratando o clássico “As Curtições de Pitu”. Os alunos representaram os causos e peripécias dos personagens deste livro.

O Instituto Elias José também desfilou com a atual formação do Grupo Passarim, que continua levando histórias com encanto, magia e ludicidade a todas as crianças de Guaxupé e região, fazendo com que as obras de Elias José sejam cada dia mais conhecida.

A Secretaria do Desenvolvimento Social apresentou o livro “O jogo das palavras”. Desfilaram alguns de seus inúmeros projetos: Cras, Creas, Rede Cidadã.

Destaque para a alegria e belíssimas apresentações das fanfarras: Escola Coronel, Escola Dr. Carlos, Escola Caic, Escola José de Sá, Escola Delfim, Escola Barão, Escola Elias José, Fanfarra do CRAS e da Escola Estadual Polivalente. Este trabalho foi coordenado por Cassiano da Silva e os instrutores Luan Aparecido de Farias, Lucas Costa e Lucas Henrique Fortunato.

O encerramento do desfile ficou por conta dos Bombeiros Militar do 4º Pelotão, da Polícia Militar da 79ª Companhia e da espetacular apresentação da Facmol, orquestra de sopros e percussão, da cidade de Pereira Barreto que além da participação especial no desfile cívico, também se apresentou na abertura do show “Amizade Sincera” de Sérgio Reis e Renato Teixeira.