• terça-feira, 6 de março de 2018

GUAXUPÉ É CONTEMPLADA E TERÁ UPA 24 HORAS

Confirmação foi passada pelo próprio Ministro da Saúde

Após reunião em Brasília/DF, no Ministério da Saúde na semana passada, o prefeito Jarbinhas recebeu na tarde da última segunda-feira (05/03) a confirmação do Ministro Ricardo Barros e do Deputado Federal Carlos Melles, de que Guaxupé está sendo contemplada com uma UPA – Unidade de Pronto Atendimento – porte I. O Governo Municipal já iniciou os trâmites para o recebimento da Unidade que deverá ser construída nas proximidades do Jardim Aeroporto / Jardim América. A UPA em Guaxupé funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana e resolverá grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame.

De acordo com o prefeito, a Unidade de Pronto Atendimento contribuirá diretamente para desafogar os atendimentos no Pronto Socorro, além disso, facilitará o acesso das pessoas que moram na região dos bairros Ouro Verde, Jardim Aeroporto, Planalto, Jardim Conquista, Monte Verde, Jardim Europa, entre outros daquele setor: “Com a construção da UPA em nossa cidade, conseguiremos diminuir as filas no Pronto Socorro. A Unidade estará apta para oferecer uma estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Nas localidades que contam com UPA, 97% dos casos são solucionados na própria unidade”, explicou.

“Quando o usuário chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar a um hospital ou mantê-lo em observação por 24 horas”, falou a Secretária Municipal de Saúde, Elina Costa.

As UPAs fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, do Ministério da Saúde, que estrutura e organiza a rede de urgência e emergência no país, com o objetivo de integrar a atenção às urgências. Para Guaxupé, o modelo de UPA aprovada é a de porte I com o mínimo de 7 leitos de observação. Além disso, capacidade de atendimento médio de 150 pacientes por dia.

“Nada acontece por acaso, nada acontece sem trabalho. Há poucos dias anunciamos uma verba histórica de R$ 2,5 milhões para fazer cerca de 3 mil cirurgias eletivas na região de Guaxupé, e isso foi fruto de nossa credibilidade política junto ao ministro da Saúde, Ricardo Barros, com a fundamental participação do prefeito Jarbinhas, que é um campeão de parceria e trabalho conosco. Digo isso, porque foi desta mesma forma que conseguimos outra enorme conquista para Guaxupé, que foi a liberação de recursos para a implantação de uma UPA 24 horas”, explica o deputado Carlos Melles, enfatizando que esta questão da UPA foi iniciada com a visita do ministro da Saúde na região.

“Eu, Jarbinhas, Dr. Heber e o deputado Antônio Carlos nos reunimos com o ministro durante o voo, priorizamos a UPA, e depois estive novamente com o prefeito em Brasília, quando conseguimos a aprovação dos recursos. Com a UPA, cujo processo já está em andamento, será possível oferecer melhor espaço e garantia de mais agilidade e qualidade no atendimento dos pacientes. Foi uma vitória muito importante para as pessoas que necessitam de assistência à saúde”, pontua Carlos Melles.

Para Jarbinhas, a UPA se faz necessária em Guaxupé e era uma reivindicação de muito tempo da própria população: “Estávamos trabalhando junto ao Governo Federal desde o início de 2013 para que Guaxupé pudesse ser contemplada com uma UPA. Sabemos de sua importância para os pronto atendimentos. Em fevereiro consegui reunir com o Ministro Ricardo, o meu vice Dr. Heber, o deputado Antonio Carlos e o deputado Carlos Melles. Nesta oportunidade tratamos sobre a necessidade da UPA e na semana passada ajustamos os detalhes finais para que nossa cidade estivesse apta a receber a Unidade, o que ficou confirmado nesta semana. É mais um importante passo que damos na saúde pública de Guaxupé, buscando sempre oferecer um atendimento de qualidade, com respeito e atenção ao cidadão”, finalizou Jarbinhas.