• terça-feira, 7 de março de 2023

Mês da mulher: Prefeitura preparou programação especial

Durante todo o mês de março as mulheres serão homenageadas pela Prefeitura, que incluem eventos como palestras, cuidados especiais e eventos como a FERNOIT especial.

Mês da mulher: Prefeitura preparou programação especial

O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, foi oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975. A data foi instituída após mulheres se engajarem em campanhas para exigir, entre outros, melhores condições de trabalho. A partir daí, o movimento tomou força e se tornou um dos maiores marcos do século XX, já que as conquistas obtidas são imensuráveis.
E em todo o mundo a data é comemorada com homenagens às mulheres e também com a manifestação de mais melhorias e mais igualdade entre os sexos.
Em Guaxupé, a data será marcada com uma extensa programação que acontecerá durante todo o mês. O início acontece nesta quarta-feira (08/03) com um grande evento para toda a família guaxupeana na Escola Teresa Buffoni. Acompanhe a programação:
-Começando às 08:30, tem as presenças do Conselho Municipal de Direitos da Mulher, Sgt Aline da PMMG, militares do Corpo de Bombeiros,  e Guarda Civil Municipal de Guaxupé.
-09:00 Abertura e Palestra da Psicologa Letícia- CRAS
-09:30 Palestra SENAC -Prevenção contra golpes em Redes Sociais
-10:00 Palestra com Médica do Parque II
-10:00 Orientação Saúde Bucal
A ação é uma parceria entre diversas Secretarias da Prefeitura de Guaxupé que devem oferecer durante todo o dia:
-Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social: Orientação sobre “Empoderamento Feminino”, oferta de café para os participantes, presença das Idosas do SCFV.
 -Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente:  Atendimento Guaxupé Emprega, material SEBRAE, Sala Mineira e coleta de recicláveis em parceria com a Cooperativa de Catadores de Guaxupé.

-Secretaria Municipal de Saúde: Aferição de pressão, aferição de glicemia,
orientação com equipe multiprofissional com práticas de atividades física e alimentação saudável, Agentes Comunitários de Saúde com enfeites e cartazes prestando homenagem às mulheres e distribuição de laços rosas e flores.
-Secretaria Municipal de Segurança: Presença da Guarda Civil Municipal e demais forças de segurança.
A população presente ainda terá à disposição:
-Atendimento com corte de cabelo ofertado pelas alunas da docente Claudinéia (SENAC)
-Orientação pela equipe SENAC, quanto aos cursos gratuitos disponíveis.
-Orientação quanto a prevenção Câncer de Mama – Associação LUZ DA VIDA;
Durante as palestras serão sorteados brindes das empresas parceiras. E por falar em parceria, neste dia os parceiros são SENAC, LU Perfumaria, Associação do Voluntariado no Combate ao Câncer- LUZ DA VIDA, OAB Guaxupé- Comissão da Mulher Advogada, Cooperativa Recicla Guaxupé e todas as secretarias municipais com seus servidores.

Na Unidade de Saúde da Mulher acontece:
-8h00 Palestra na sala de espera – Tema ISTs, divulgando a realização do teste nas unidades de saúde de Guaxupé e incentivando a vacinação para hepatite B.
-13h00 palestra na sala de espera -Tema ISTs, divulgando a realização do teste nas unidades de saúde de Guaxupé e incentivando a vacinação para hepatite B.
Parceria: Curso de Enfermagem do UNIFEG.

Além deste dia festivo, na FERNOIT, que será realizada também no dia 08 (quarta) contará com shows especiais com o Grupo Tô Q Tô e Carlos Miranda.
E a programação seguirá durante todo o mês. A secretaria de Saúde trabalha o março azul marinho (em combate ao câncer colo-retal) com todas as pacientes do município e as demais secretarias preparam ações comemorativas. “A mulher é uma força da natureza. Tudo o que as mulheres tocam tem mais suavidade, elegância e amor. Um feliz mês da mulher a todas as guaxupeanas”, finalizou o Prefeito Dr Heber Quintella.