• terça-feira, 7 de novembro de 2017

PREFEITURA APRESENTA OBRAS DE CONTENÇÃO DE ENCHENTES REALIZADAS EM GUAXUPÉ

Todos os pontos foram visitados pela equipe de Governo e vereadores

Membros da equipe do Governo Municipal reuniram-se na manhã desta terça-feira (07) com os vereadores de Guaxupé. O encontro teve início no gabinete do prefeito, onde foram apresentados os projetos e toda legislação ambiental referente à limpeza de margens e calhas dos rios. Em seguida, os vereadores, acompanhados dos membros do Executivo, conheceram in loco todo o trabalho que vem sendo desenvolvido desde o primeiro semestre deste ano.

Conduzidos por Artur Gonçalves Filho, secretário de Governo e Planejamento, os vereadores percorreram vários trechos do Rio Guaxupé e Córrego dos Machados: “A limpeza e manutenção destes rios fazem parte de um projeto que a Secretaria de Obras elaborou para que enchentes possam ser evitadas em nossa cidade, principalmente em áreas reincidentes como Vila Campanha, Polenghi, Vila Conceição e Vila Progresso. Iniciamos em março deste ano e estamos na fase final de conclusão. Em cada trecho fizemos uma obra diferente. Tem pontos em que foram criados drenos, outros simplesmente desassoreado, alguns com árvores caídas e vegetação que impediam o curso natural da água e assim por diante”, explicou o secretário.

Todo o projeto foi executado pela própria Prefeitura, o que evitou altos investimentos: “Nossa equipe reuniu e cada pessoa teve sua participação técnica. Tivemos o envolvimento da Secretaria Municipal de Obras com a equipe de engenharia, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente e o gabinete do prefeito. Buscamos fazer o melhor, economizando e respeitando o dinheiro público”, disse Artur durante a visita nas margens do rio no bairro Vila Progresso.

O que chamou a atenção durante a presença nas margens dos rios foi a grande quantidade de areia e pedras. De acordo com Rafaela Soares, diretora de Meio Ambiente da Prefeitura, isso se deve ao depósito irregular de materiais de construção em vias públicas: “Aqui na região da Polenghi esta situação é mais crítica. Toda vez que foi realizado o desassoreamento do rio, foram retirados centenas de caminhões  e toneladas de restos de materiais como pedra brita e areia que são utilizadas em construções civis. Isso, com as chuvas, é arrastado para dentro dos bueiros e vem parar aqui na calha do rio, o que a deixa rasa e contribui para o transbordamento da água. Por isso é importante o armazenamento correto desses materiais nas construções civis”.

“Desde quando trabalhei no Obras em 2013, no início da gestão do prefeito Jarbinhas, é constante o apelo para que a população se conscientize e não deixe esses materiais em calçadas e ruas. Os prejuízos quando vem a chuva são enormes e quem acaba pagando por isso é a própria população.”, disse a vereadora Maria José Cyrino.

Já o vereador Ari Cardoso destacou a importância de respeitar a legislação: “Aqui na Vila Campanha quando eu era adolescente, me lembro de muito verde e as hortas que existiam. Desordenadamente vieram as construções civis. Mas hoje temos leis ambientais a serem seguidas e não podemos deixar que as pessoas construam nas margens dos rios sem as devidas autorizações. Isso traz consequências lamentáveis ao povo. Por isso estamos aqui, visitando e conhecendo ponto a ponto”, falou.

Os trabalhos de limpeza e restauração das margens do Rio Guaxupé e Córrego dos Machados ainda seguirão pelos próximos meses.