• quarta-feira, 7 de novembro de 2018

FALTA DE REPASSES DO GOVERNO ESTADUAL FAZ JOGOS DA AMOG SEREM SUSPENSOS NAS CIDADES

Na manhã desta quarta-feira (07) o prefeito de Guaxupé e presidente da AMOG, Jarbas Correa Filho, divulgou uma nota, via Associação dos Municípios da Microrregião da Baixa Mogiana, informando a paralisação temporária do JAMOG (Jogos Abertos da AMOG) que conta com a participação de 14 cidades da região. A falta de repasses financeiros do Estado às Prefeituras é o único e principal motivo que levou, em comum acordo, todos os prefeitos, juntamente com seus secretários e diretores de esportes, a optarem pela suspensão dos jogos, uma vez que não há condições das Prefeituras arcarem, com recursos próprios, as viagens, assim como alimentação dos atletas, arbitragem e premiação das equipes.

O Governo do Estado de Minas Gerais vem confiscando os recursos provinientes das transferências constitucionais de repasses das cotas partes dos Municípios do IPVA, ICMS, FUNDEB (Educação), além de receitas vinculadas à Saúde. O levantamento da dívida indica valores aproximados a R$10 bilhões, o que inviabiliza, desta forma, a gestão pública dos Municípios mineiros.

Segundo o presidente da AMOG, a gestão do atual Governo Estadual já ultrapassou quaisquer limites da irresponsabilidade, na medida em que está comprometendo o serviço público aos 853 cidades mineiras: “Nossas cidades estão ficando sem recursos financeiros para a manutenção e prestação de serviços em razão do colapso financeiro do Estado. A população está sendo prejudicada diretamente. Algumas cidades estão paralisando até mesmo serviços ligados à Saúde e Educação. Então, é momento de união dos Municípios da AMOG. É uma cidade compreendendo a situação da outra, pois tem algumas que estão fechando suas portas por não ter dinheiro nem mesmo para pagar o funcionalismo público”, disse Jarbinhas.

A decisão de suspensão dos Jogos Abertos da AMOG aconteceu após reunião realizada nesta terça-feira (06). Um novo cronograma será elaborado e publicado previamente obedecendo e seguindo os jogos já programados.