• segunda-feira, 7 de novembro de 2022

Prefeitura realiza mutirão de pequenas cirurgias

Ação aconteceu no Centro de Diagnóstico Enfermeiro Pio Damião e na Unidade Dr Jeremias Zerbine e atendeu a 123 pacientes

Prefeitura realiza mutirão de pequenas cirurgias

Neste final de semana a Prefeitura de Guaxupé, em parceria com a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) realizou um mutirão de pequenas cirurgias. A ação se baseia na retirada de pequenas lesões, passíveis de serem retiradas ambulatorialmente.

A equipe foi composta por três professores (médicos cirurgiões) da UFMG, dois residentes e vinte acadêmicos. Da Secretaria Municipal de Saúde participaram três enfermeiros, oito técnicos de enfermagem, três agentes administrativos, três serviços gerais e três motoristas.

O mutirão ocorreu no sábado e no domingo, somando um total de vinte e duas horas de trabalho e foram acompanhadas de perto pelo prefeito (que também é médico). “A população foi muito bem assistida. Estes jovens médicos estão de parabéns. Mesmo depois de mais de cinquenta anos de medicina, ainda me emociono de ver esta nova turma de profissionais cuidando tão bem das pessoas. Este mutirão vai ajudar muita gente que estava esperando há tempos na fila”, pontuou Dr Heber Quintella.

O Centro de Diagnóstico Enfermeiro Pio Damião foi dividido em nove salas de cirurgia e a Unidade Dr Jeremias Zerbine funcionou a central de material (para esterilização dos materiais cirúrgicos). “Foi um grande sucesso. Atendemos mais de cem pacientes, com mais de 150 lesões retiradas e 113 encaminhadas para biópsia. Oportunizar esse atendimento à nossa população é garantir o acesso ao tratamento de possíveis doenças. Assim, novos mutirões estão sendo planejados para breve, para que possamos diminuir ou até mesmo zerar a fila de espera por estes procedimentos” finalizou Adilson de Iório, Secretário de Saúde de Guaxupé.