• quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

Prefeitura viabiliza mutirão de cirurgias de catarata

Oitenta pacientes que aguardavam na fila foram agendados para realizar cirurgia no último sábado.

Pensando no bem estar da população, que aguarda a realização de procedimentos, a Prefeitura de Guaxupé tem realizado mutirões em determinados finais de semana, na tentativa de zerar as filas de pacientes. No último sábado (04/02), pacientes que aguardavam sua vez puderam realizar a cirurgia de catarata.
O local viabilizado foi o Life Medical Hospital, instituição reconhecida pela qualidade nos atendimentos e padrão de primeiro mundo de equipamentos. Todos os procedimentos são custeados com recursos do Município, através da Secretaria Municipal de Saúde.  Cada uma custou R$ 1.096,00, totalizando R$ 87.680,00 só nesta data. Um novo mutirão deverá acontecer dentro de 30 dias, onde mais 54 pessoas serão operadas. “Todos os meses, a Prefeitura realiza cerca de 40 cirurgias de catarata. Ainda assim, este número não consegue atender a todas as pessoas que aguardam. Pensando nisso, estamos realizando estas ações para que as filas sejam cada vez menores, até que não existam mais, e que os pacientes não fiquem durante muito tempo esperando atendimento. Já estamos em fase de negociações para que outras especialidades também realizem mutirões”, explicou o Prefeito Dr Heber.
Estas cirurgias aconteceram depois de estes pacientes passarem por consulta, triagem, exames pré-operatórios e orientações. Após o procedimento, estes pacientes ainda passam por mais duas consultas de acompanhamento. Tudo no mesmo local, amenizando o desgaste destas pessoas necessitarem se deslocar para outros municípios. “Neste sábado conseguimos realizar esta ação, com a parceria do Life Medical Hospital e já estamos trabalhando nos próximos. Gostaríamos de orientar a população no sentido de não faltarem às consultas e cirurgias. Neste em questão, faltaram quatro pessoas! Estas pessoas voltam para as filas e com isso nós temos mais dificuldades de atender a todos que necessitam. Isto vem acontecendo com frequencia em todas as áreas. As pessoas marcam e não comparecem, tirando do próximo da fila, a oportunidade de receber atendimento! A fila da catarata, depois destes mutirões, ainda conta com mais de 200 pessoas”, ressaltou o Secretário Municipal de Saúde Adilson Freitas.
Em tempo: Nos dias 5 e 6 de novembro de 2022 a Prefeitura promoveu um mutirão de pequenas cirurgias no Centro de diagnóstico Enfermeiro Pio Damião em parceria com a UFMG (Universidade federal de Minas Gerais). Na ocasião, 111 pacientes foram atendidos e a Secretaria de Saúde acaba de receber os resultados das biópsias. Foram detectados 08 diagnósticos de carcinoma de pele (tipo de câncer mais comum no Brasil devido ao clima). Os demais resultados variam entre as mais comuns lesões de pele, como verruga vulgar, nevo melanócito intradérmico, lipoma, fibrolipoma, ceratose seborreica, cisto epidérmico, entre outros. Todos os pacientes serão avaliados na pós consulta de posse do exame pelo médico da Unidade de Saúde de referência e os casos diagnosticados com carcinoma já foram avaliados e tomada a conduta pelo Médico Cirurgião do Município.